Reflexão do Evangelho 30/04/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 30 de abril (Jo 10,1-10): «Jesus é a porta das ovelhas»
«Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: «Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância».

COMENTÁRIO: «Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas: as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz». Além do título de Bom Pastor, Cristo aplica a Si mesmo a imagem da porta pela qual se entra no aprisco das ovelhas que é a Igreja. «A Igreja, ensina o Concilio Vaticano II, é o redil, cuja única porta e necessário Pastor é Cristo (Jo 10,1-10). É também o rebanho do qual o próprio Deus predisse que seria o Pastor (Is 40,11; Ez 34,11-15), e cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos são, contudo, guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom Pastor e príncipe dos pastores (Jo 10,11; lPed 5,4), o qual deu a vida pelas Suas ovelhas (Jo 10,11-15)» (Lumen gentium). Pode se prejudicar o rebanho caladamente e às escondidas, ou então de forma descarada e com abuso de poder. Os inimigos do rebanho de Cristo, assim o atesta a História da Igreja, empregaram ambos os sistemas: umas vezes introduzem-se no redil ocultando-se para fazer mal a partir de dentro; outras fazem-no de fora, aberta e violentamente. «Quem é o bom Pastor? O que entra pela porta da fidelidade à doutrina da Igreja; o que não se comporta como um mercenário, que, ao ver vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo arrebata-as e faz dispersar o rebanho» (Cristo que passa, n° 34).

O Céu, fechado para a humanidade depois do pecado original, nos foi aberto para sempre por Aquele que é o Cordeiro, o Bom Pastor e a Porta do redil.
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler