Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje!
Evangelho de hoje, 30 de maio (Mc 10,28-31): «Eis que deixamos tudo e te seguimos»
Pedro começou a dizer a Jesus: «Olha, nós deixamos tudo e te seguimos». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do Evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições e, no mundo futuro, vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros».
COMENTÁRIO: Hoje, como aquele amo que ia todas as manhãs à praça procurar trabalhadores para a sua vinha, o Senhor procura discípulos, seguidores, amigos. A sua chamada é universal. É uma oferta fascinante! O Senhor nos dá confiança, mas põe uma condição para sermos seus discípulos, condição essa que nos pode desanimar: temos que deixar «casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa d’Ele e do Seu evangelho». Não há contrapartida? Não haverá recompensa? Isto aporta algum benefício? Pedro, em nome dos Apóstolos, recorda ao Mestre: «Nós deixamos tudo e te seguimos», como querendo dizer: que ganharemos com tudo isto? A promessa do Senhor é generosa: «recebe cem vezes mais agora, durante esta vida e, no mundo futuro, vida eterna». Ele não se deixa vencer em generosidade. Mas acrescenta: «com perseguições». Jesus é realista e não quer enganar. Ser seu discípulo, se o formos de verdade, nos trarão dificuldades, problemas. Mas Jesus considera as perseguições e as dificuldades como um prêmio, pois nos fazem crescer, se as soubermos aceitar e vivê-las como uma ocasião para ganhar maturidade e responsabilidade. Tudo aquilo que é motivo de sacrifício assemelha-nos a Jesus Cristo que nos salva pela sua morte na Cruz. Sempre a tempo para revisar a nossa vida e nos aproximar mais de Jesus. Todo o tempo nos permite, através da oração e dos sacramentos, averiguar se entre os discípulos que Ele procura estamos nós, e veremos, também, qual deve ser a nossa resposta a este chamado. Para muitos, «deixar casa, irmãos, irmãs, mãe…» significará deixar tudo aquilo que nos impede de viver em profundidade a amizade de Jesus e, como consequência, ser-Lhe suas testemunhas perante o mundo. E isso é urgente, não achas?
Orai sem cessar: “Põe tua esperança no Senhor!” (Sl 130,3)
Santa Joana d’Arc, Virgem, mártir, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!