Reflexão do Evangelho 30/06/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 30 de junho (Mt 9,1-8): «Coragem, teus pecados estão perdoados»
Entrando num barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!». Então alguns escribas pensaram: «Esse homem está blasfemando». Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: «Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? Que é mais fácil, dizer? Os teus pecados são perdoados?, ou Levanta-te e anda? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse então ao paralítico: ‘Levanta-te, pega a tua maca e vai para casa’». O paralítico se levantou e foi para casa. Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos.

COMENTÁRIO: «Quem pode perdoar pecados senão Deus?» O que pode ser pior do que o pecado, que nos afasta de Deus e priva da única vida que sobrará após a morte deste pó que é o nosso corpo? No Evangelho de hoje, antes de curar um paralítico, o Senhor lhe perdoa os pecados. Com este gesto, Ele nos mostra que, além da compaixão que devemos ter pelos males físicos que nos afligem é, sobretudo, pelos pecados, verdadeiras enfermidades do espírito, que temos de sentir mais dor. Eis a perspectiva que nós, discípulos de Cristo, devemos adotar: enxergar além do que veem os olhos para penetrar no que realmente importa, no que vale mais do que o corpo, na intimidade da alma, porque é nela que se pode instalar o mal moral, pior do que todas as úlceras, mais daninho que o câncer. Porque o pecado, com efeito, corta o nosso relacionamento com Deus, privando-nos da vida sobrenatural da graça. Quem está em pecado mortal encontra-se, como o nome mesmo o indica, morto; é como se trouxesse dentro de si um cadáver espiritual, cujo estado deplorável, como lemos na vida dos santos, foi revelado de modo quase sensível a algumas almas místicas. Por isso, que na nossa oração diária não faltem nunca, antes ocupem o primeiro lugar, súplicas de perdão, pedidos daquelas graças de que mais necessitamos para vencer nossas imperfeições e vícios: luz para reconhecer nossos pecados, ocultos ou ignorados, e o dom precioso da perseverança final, para nós e para todas as pessoas por quem estamos obrigados a rezar. Sangue de Cristo, esperança dos penitentes, salvai-nos!

Orai sem cessar: “É maravilhoso pensar que temos um sacramento (a confissão) que cura as chagas da nossa alma.” (São João Maria Vianney)
Santos Protomártires, rogai por nós rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos martirizados no mundo inteiro, e pelo fim da Pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia!
À Jesus, toda honra, glória, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler