Reflexão do Evangelho 30/09/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer hoje…

Evangelho de hoje, 30 de setembro (Lc 9,43-45): «O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens»
Todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia. Então Ele disse aos discípulos: «Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens». Mas eles não compreendiam essa palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

COMENTÁRIO: Jesus Cristo insiste em anunciar a Sua Paixão e Morte. Primeiro veladamente (Jo 2,19; Lc 5,35) à multidão, e depois com mais clareza aos discípulos (Lc 9,22). Esses, contudo, não entendem as Suas palavras, não porque não sejam claras, mas pela falta das disposições adequadas. Comenta São João Crisóstomo: «Ninguém se escandalize ao contemplar uns Apóstolos tão imperfeitos, porque ainda não tinha chegado a Cruz nem lhes tinha sido dado o Espírito Santo». O anúncio da paixão não entra na cabeça dos discípulos. Esse tipo de informação não se enquadra com o que eles esperavam de Jesus. Não conseguem conciliar poder com fraqueza: como pode cair “nas mãos dos homens” aquele que expulsa as forças malignas? Para eles, era incompreensível essa espécie de contradição. Só entenderão após a ressurreição, quando Jesus “abrirá a inteligência deles, para compreenderem as Escrituras. Então lhes dirá: ‘Está escrito que o Messias tinha de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia’” Os discípulos de Jesus ainda estavam presos ao ideal de um Messias comum ao pensamento daquela época, um guerreiro que pudesse reconduzir o povo de Israel ao brilho de um reino humano, à semelhança dos outros reinos, por isso, também, não entendiam a advertência do Mestre. E nós? Entendemos? Que tipo de Messias esperamos hoje?

Leia a Bíblia: “Traze sempre na boca as palavras deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido.” (Josué 1,8)
São Jerônimo, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler