Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Memória de São Jerônimo, Doutor da Igreja
Aprendamos de São Jerônimo a descobrir, pela luz sobrenatural da graça, o sentido profundo e inesgotável das Sagradas Escrituras, alimento para a nossa alma.
Evangelho de hoje, 30 de setembro (Lc 9,46-50): «Quem for o menor, esse será o maior»
Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: «Quem receber em meu nome esta criança, estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior». Tomando a palavra, João disse: «Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco». Jesus respondeu: «Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor».
COMENTÁRIO: Hoje, a caminho de Jerusalém em direção à paixão, «surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior». Cada dia os meios de comunicação e também nossas conversas estão cheias de comentários sobre a importância das pessoas: dos outros e de nós mesmos. Esta lógica só humana produz, frequentemente, desejo de vitória, de ser reconhecido, apreciado, correspondido, e há falta de paz, quando estes reconhecimentos não chegam. Muitos “servidores” de Deus foram abatidos por esse desejo. Como ensina Garrigou-Lagrange, “os adiantados, sem o perceberem, inflam-se de orgulho espiritual e de presunção e assim se afastam da simplicidade, da humildade e da pureza exigidas para a união íntima com Deus. ‘Eles até podem, diz São João da Cruz, endurecer-se com o tempo a tal ponto, que seu regresso à virtude simples e ao verdadeiro espírito de piedade é bastante duvidoso’”. Como recorda Helmut Gollwitzer, “o culto do eu é muito inerente à natureza humana para que os discípulos de Jesus fossem preservados dele”. Bem no fundo do homem, há sequelas do pecado original, aquele salto ilusório além dos próprios limites da criatura, seduzida com a promessa de “serem como deuses” (Gn 3,5). Se quisermos ser grandes no reino de Deus teremos que ter uma postura de criança que se entrega à ação do Pai, tornando-se totalmente dependente Dele e se considera o mais pequenino! Misto
Leia a Bíblia: “Permanece firme apegado à Doutrina Tradicional que te foi ensinada para que possa exortar segundo a Sã Doutrina e rebater aqueles que a contradizem” (S. Jerônimo)
São Jerônimo, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!