Reflexão do Evangelho 30/11/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

A Igreja comemora hoje a festa de Santo André, Apóstolo, irmão de Simão Pedro
Aleluia, aleluia! O Senhor amou André com suave perfume e o fez participar das dores de sua Paixão. Aleluia!

Evangelho de hoje, 30 de novembro (Mt 4,18-22): «É Cristo que passa»
Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: «Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens». Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.

COMENTÁRIO: «Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens». Jesus nos chama a segui-Lo não porque somos homens e mulheres “desocupados” e não temos nada para fazer. E isso nós podemos observar quando Ele chamou os Seus apóstolos. Jesus viu os dois irmãos, notou que eles estavam ocupados na sua lida diária e, assim mesmo os escolheu. Eles não se ofereceram. Eles tinham uma profissão, tinham uma história, porém, “eles imediatamente deixaram as redes, a barca e o pai e O seguiram”. O nosso trabalho, a nossa ocupação, a rotina da nossa vida não são impedimentos para que sigamos a Jesus e vivamos os Seus ensinamentos. Se não Lhe respondermos imediatamente, Ele pode continuar o Seu caminho e nós podemos perdê-Lo de vista. A passagem de Deus pode ser rápida; seria triste que ficássemos para trás, por querermos segui-Lo levando conosco muitas coisas que não serão senão peso e estorvo. «Deus nos tira das trevas da nossa ignorância, do nosso caminho incerto entre os acontecimentos da história e nos chama com voz forte, como um dia o fez com Pedro e André». Jesus, também, nos chama ao meio do nosso trabalho cotidiano. Não podemos dizer a Jesus: “depois”, ou “tenho medo”, ou, ainda, “agora tenho muito trabalho”…

Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância a espera do Senhor Jesus!
Santo André, Apóstolo, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler