Reflexão do Evangelho 31/01/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 31 de janeiro (Mc 6,1-6): «O Filho do Carpinteiro»
Saindo dali, Jesus foi para sua própria terra. Seus discípulos o acompanhavam. No sábado, ele começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam se admiravam. «De onde lhe vem isso?», diziam. «Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E esses milagres realizados por suas mãos? Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão aqui conosco?» E Ele se tornou para eles uma pedra de tropeço. Jesus, então, dizia-lhes: «Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa». E não conseguia fazer ali nenhum milagre, a não ser impor as mãos a uns poucos doentes. Ele se admirava da incredulidade deles. E percorria os povoados da região, ensinando.

COMENTÁRIO: «Não é Ele o carpinteiro?» Há passagens nos Evangelhos em que Jesus manifesta sua admiração diante da fé dos estrangeiros, como a mulher Cananeia, o centurião romano e o samaritano curado da lepra… No Evangelho de hoje, ocorre o contrário: «Jesus se espanta com a falta de fé de seus próprios conterrâneos». Claro, a fé não é uma conquista do intelecto humano. É puro dom. Mas esse dom de Deus precisa encontrar um coração aberto, disposto e acolhedor. Um coração fechado ao Espírito Santo jamais fará o ato de fé que abre a porta aos milagres do Senhor. Silvano do Monte Athos comenta: “É o orgulho que impede a fé. O homem orgulhoso quer compreender tudo por sua inteligência e pela ciência. Mas não lhe é dado conhecer a Deus, porque o Senhor só se revela às almas humildes. Aos humildes o Senhor mostra suas obras, que são incompreensíveis para nosso entendimento, mas que são reveladas pelo Espírito Santo. Apenas pela inteligência, só podemos conhecer o que é terrestre e, mesmo assim, parcialmente, enquanto o conhecimento de Deus e do mundo celeste vem somente pelo Espírito Santo”.

Orai sem cessar: “Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras. É preciso que o lavrador trabalhe antes com afinco, se quer boa colheita.” (2Tim 2,5-6)
São João Bosco, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler