Reflexão do Evangelho 31/08/2025

Evangelho de hoje, 31 de agosto (Lc 14,1.7-14): «Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado»
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

COMENTÁRIO: «Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar». Jesus sabe que gostamos de nos situar no primeiro lugar: nos atos públicos, nas reuniões, em casa, na mesa… Ele conhece da nossa tendência a nos sobrevalorizar por vaidade e, ainda pior, por orgulho mal dissimulado. Estejamos prevenidos com os honores! Então, o Senhor, propõe que, por precaução, escolhamos o último lugar, porque se bem desconhecemos a realidade íntima dos outros, sabemos que nós somos irrelevantes se comparados com o espetáculo do universo. Por conseguinte, situar-nos no último lugar, é atuar com certeza. Não seja que o Senhor, que nos conhece a todos desde nossa intimidade, deva dizer-nos: «Cede o lugar a ele. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar». Na mesma linha de pensamento, o Mestre nos convida a nos colocar com humildade ao lado dos preferidos de Deus: pobres, inválidos, coxos, cegos, e a nos igualar com eles até nos encontrar no meio daqueles que Deus ama com especial ternura e, a superar toda repugnância e vergonha em compartilhar a mesa e amizade com eles…

Orai sem cessar: “Ó Jesus, Mestre e modelo de todo Catequista, abençoai todos os Catequistas que têm a linda missão de ensinar a Vossa mensagem de salvação e os valores da fé.”
A Jesus toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler