Reflexão do Evangelho 31/10/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos juntos hoje….

Neste dia 31 de outubro, a minha festa, a minha alegria, a minha celebração é para Deus. “Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra, servi ao Senhor com alegria… Entrai pelas suas portas rendendo graças, em seus átrios louvando-o; celebrai-o, bendizei o seu nome. Pois o Senhor é bom…” (Salmo 99)

Evangelho de hoje, 31 de outubro (Lc 13, 18-21): «A força oculta da Palavra de Deus»
Jesus dizia: A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto, e os pássaros do céu foram fazer ninhos nos seus ramos. Jesus disse ainda: Com que mais poderei comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado.

COMENTÁRIO: «A que é semelhante o Reino de Deus». Um homem tomou um grão de mostarda e deitou-o no seu quintal; «cresceu, tornou-se árvore e as aves do céu vieram abrigar-se nos seus ramos». Procuremos ver a quem se aplica tudo isto. Penso que a comparação se aplica mais precisamente a Cristo Nosso Senhor, que, ao nascer na humildade da condição humana, qual semente, sobe finalmente ao Céu como árvore. Cristo é o grão esmagado na Paixão, que Se torna uma árvore na ressurreição. Sim, Ele é grão quando, faminto, sofre por falta de alimento; é árvore quando, com cinco pães, satisfaz a fome a cinco mil pessoas (Mt 14,13s). Ali, experimenta o despojamento da sua condição humana, aqui espalha a saciedade pela força da sua divindade. Diria que o Senhor é grão quando é ferido, desprezado, insultado; e árvore quando devolve a vista aos cegos, reanima os mortos e perdoa os pecados. Ele mesmo reconhece que é grão: «Se o grão de trigo lançado à terra não morrer…» – Jo 12,24 (São Máximo de Turim, bispo).

Reflexão para este dia 31 de outubro: Em vez de Halloween, que tal fazermos “a festa da santa vitória”, ou seja, a festa de todos os santos comemorada no dia 1º de novembro. “Os santos são pessoas como nós, que se tornaram heróis da fé, porque lutaram contra o mal e venceram o pecado”. Que assim seja conosco e com nossas crianças! Que alcancemos essa santa vitória!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler