TERÇO DAS LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA
Rezai o terço das lágrimas de sangue todos os dias e espalhai-o, para que o mundo se converta e tenha paz.
“O inimigo foge onde ele é rezado” (Palavras da querida Mãe de Deus).
PAI NOSSO – AVE MARIA
Oração inicial:
Jesus crucificado: Prostrado aos vossos pés, oferecemos-vos as lágrimas de sangue daquela que com grande amor e compaixão vos acompanhou no caminho da cruz, tão doloroso. Bom mestre, fazei que tomemos a peito os ensinamentos das lágrimas de sangue da vossa Santíssima Mãe, para que cumpramos vossa santa vontade na terra assim que sejamos dignos de glorificar-vos eternamente no céu. Amém.
Sete mistérios: Meditar nas Sete Dores de Nossa Senhora.
Primeira Dor:
Apresentação de Seu Filho no templo.
Maria acolheu com fé as profecias de Simeão e o que ele dizia a respeito dela e do menino. Simeão diz a Maria que uma espada de dor lhe atravessaria a alma, por isso, algumas imagens de Nossa Senhora das Dores têm uma espada no peito. Nessa dor, rezamos por tantas mães que perdem os seus filhos, seja pela violência, tráfico ou doença. Peçamos que o Espírito Santo as conforte.
(No lugar do Pai Nosso:)
-Oh! Jesus, olhai para as lágrimas de sangue daquela que mais Vos amou no mundo:
R: E Vos ama mais intensamente no céu.
(No lugar das Ave Maria, reza sete vezes)
Oh! Jesus, atendei às nossas súplicas:
R: Pelas lágrimas de sangue da Vossa Mãe Santíssima.
Segunda Dor:
A fuga para o Egito.
O anjo do Senhor aparece em sonho a José e diz para ele pegar Maria e o menino Jesus e fugir para o Egito, pois Herodes tinha a intenção de matar o menino. Lembremo-nos nessa dor de tantas pessoas refugiadas, que têm que fugir do seu país, estado ou cidade, por causa da violência, guerra ou fome.
Terceira Dor:
A Perda do Menino Jesus.
Terminados os dias da Páscoa, quando voltavam com a caravana para a sua cidade natal, Maria percebe que Jesus não estava na caravana junto com eles. Maria toma consciência de que o menino Jesus não lhe pertence plenamente. Esta dor nos submete a fazer a vontade de Deus e não a nossa.
Quarta Dor:
Doloroso encontro no caminho do Calvário.
Maria encontra-se com Jesus no caminho do calvário. Uma cena marcante da Via Sacra é o encontro de Jesus com Maria sua mãe. Nessa dor, rezamos por tantas mães que têm que ir ao necrotério reconhecer o corpo de seus filhos, mortos pela violência ou tráfico de drogas e da violência.
Quinta Dor:
Aos pés da Cruz.
Maria permanece junto a cruz de seu filho. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe!”. Rezemos por tantas mães que sofrem na beira do leito de seus filhos, vendo-os doentes e muitas vezes sem poderem fazer nada.
Sexta Dor:
Uma lança atravessa o Coração de Jesus.
Chegando em Jesus e vendo que já havia morrido, não lhe quebraram as pernas, mas o soldado com a lança perfurou o seu lado e nesse momento jorrou sangue e água. Nessa dor, rezemos por tantas pessoas que perderam seus entes queridos devido à pandemia e por outras doenças. Que o Espírito Santo lhes dê a sensibilidade e o reconforto da fé.
Sétima Dor:
Jesus é sepultado.
Maria enterra o corpo de Jesus à espera da ressurreição. Maria sepulta o seu filho. Nessa dor, peçamos a Deus a força e a serenidade diante do luto, pois é doído enterrar um ente querido, mas que Deus nos fortaleça através da fé.
No final do terço reza-se três vezes:
Oh! Jesus, olhai para as lágrimas de sangue daquela que mais Vos amou no mundo e Vos ama mais intensamente no céu. (3x)
Oração final:
Oh! Maria, Mãe do amor, das dores e da misericórdia, nós vos pedimos, uni as vossas súplicas com as nossas, para que Jesus, Vosso Divino Filho, a quem nós nos dirigimos, atenda os nossos pedidos, em nome das Vossas lágrimas de sangue, concedendo-nos com as graças pedidas a coroa da vida eterna. Amém.
-Ó Virgem Dolorosíssima, as Vossas lágrimas derrubaram o império infernal!
-Por vossa mansidão divina, oh! Jesus algemado, preservai o mundo da catástrofe eminente!