Reflexão do Evangelho 26/03/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Terça-feira Santa: «O anúncio da traição»

Evangelho de hoje, 26 de março (Jo 13,21-33.36-38): «Um de vós Me entregará!»
Estando Jesus à mesa com os discípulos, sentiu-Se intimamente perturbado e declarou: «Em verdade, em verdade vos digo: Um de vós Me entregará». Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem estava falando. Bem ao lado de Jesus estava reclinado um dos seus discípulos, aquele que Jesus mais amava. Simão Pedro acenou para que perguntasse de quem ele estava falando. O discípulo, então, recostando-se sobre o peito de Jesus, perguntou: «Senhor, quem é?». Jesus respondeu: «É aquele a quem eu der um bocado passado no molho». Então, Jesus molhou um bocado e deu a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do bocado, Satanás entrou em Judas. Jesus, então, lhe disse: «O que tens a fazer, faze logo». Mas nenhum dos presentes entendeu por que ele falou isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus estava dizendo: «Compra o que precisamos para a festa», ou que desse alguma coisa para os pobres. Então, depois de receber o bocado, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, Jesus disse: «Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’. Simão Pedro perguntou: «Senhor, para onde vais?». Jesus respondeu-lhe: «Para onde eu vou, não podes seguir-me agora; mais tarde me seguirás». Pedro disse: «Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei minha vida por ti!». Jesus respondeu: «Darás tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo antes que me tenhas negado três vezes»…

COMENTÁRIO: «Em verdade, em verdade, vos digo: um de vós me entregará». A liturgia de hoje relata o drama que está a ponto de se desencadear e que concluirá com a crucifixão do Senhor na Sexta-feira Santa. «Então, depois de receber o bocado, Judas saiu imediatamente. Era noite». Sempre é de noite quando nos distanciamos do que é «Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro». Jesus sabia que iria ser traído por Judas e que Pedro o negaria! Mesmo assim Ele prosseguia na sua missão e não desanimava diante da perspectiva de ser abandonado pelos Seus Amigos. Afinal, fora para aquele momento que Ele viera ao mundo! Os discípulos não entendiam os seus sinais e tiravam conclusões sobre quem O iria trair, somente pelas aparências. Nós, também, temos dificuldades de entender os sinais de Deus. Por isso mesmo, muitas vezes, nós olhamos para as “evidências” e julgamos os outros, sem nos apercebermos de que também nós somos capazes de trair, de negar, de dar as costas a Deus. Nunca pensamos que podemos ser nós, os responsáveis pelas coisas que não dão certo. Mas o Senhor que conhece os corações sabe de antemão quando o haveremos de trair, de negar, mas também sabe o quanto nós O podemos glorificar quando cumprimos com a nossa missão e fazendo a Sua santa vontade!

Orai sem cessar: «Longe de mim gloriar-me a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!» (Gal 6,14)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler