Reflexão do Evangelho 25/03/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Segunda-feira Santa: “O jantar em Betânia”

Evangelho de hoje, 25 de março (Jo 12, 1-11): «Pobres, sempre os tereis convosco»
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele tinha ressuscitado dos mortos. Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira encheu-se do aroma do perfume. Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que entregaria Jesus, falou assim: «Por que este perfume não foi vendido por trezentos denários para se dar aos pobres?». Falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas, porque era ladrão: ele guardava a bolsa e roubava o que nela se depositava. Jesus, porém, disse: «Deixa-a! que ela o guarde em vista do meu sepultamento. Os pobres, sempre os tendes convosco. A mim, no entanto, nem sempre tereis». Muitos judeus souberam que ele estava em Betânia e foram para lá, não só por causa dele, mas também porque queriam ver Lázaro, que Jesus tinha ressuscitado dos mortos. Os sumos sacerdotes, então, decidiram matar também Lázaro, pois por causa dele muitos se afastavam dos judeus e começaram a crer em Jesus».

COMENTÁRIO: «Dar tudo porque Cristo deu tudo». O gesto de Maria quando derramou o seu perfume precioso e caríssimo nos pés de Jesus, enxugando-os com o seu próprio cabelo foi uma demonstração de amor, gratidão e doação. Com aquele sinal ela entregou a Jesus tudo o que possuía de melhor, a sua vida e os seus bens. Mesmo sob o protesto de Judas que falava da necessidade de pessoas pobres. Jesus sabia que estava prestes a ser entregue e já se despedia dos seus amigos, por isso falou: “pobres, sempre tereis convosco, mas a mim nem sempre me tereis”. Jesus nos dá a entender que a vida é passageira, por isso, precisamos estar atentos para perceber os sinais de misericórdia que Deus nos dá. Com Maria nós apreendemos que a vida aqui na terra é o momento propício para que também façamos a oferta de tudo quanto temos de precioso: o perfume da nossa oração, da nossa adoração, mas também dos nossos atos concretos de amor, de despojamento. O gesto de Maria se compara com o perdão que precisamos oferecer a quem nos ofendeu, com a reconciliação que precisamos promover na nossa família, com a compreensão que devemos ter com os erros dos nossos irmãos, com o tempo que precisamos dedicar às causas justas…

Orai sem cessar: «Somos em toda a parte o bom odor de Cristo!» (2Cor 2,14-15).
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏💜Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler