A Misericórdia Divina é um tema fundamental e central em nossa fé. A Misericórdia de Deus é infinita e Ele está sempre pronto para perdoar aqueles que se arrependem e pedem por Sua misericórdia.
João 3,16- “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereças, mas tenha a vida eterna.”
Este é um testemunho do grande amor e misericórdia de Deus por toda a humanidade.
Jesus pediu a Santa Faustina que divulgasse a devoção à Sua Misericórdia e ensinou-lhe a oração do Terço da Misericórdia.
São João Paulo II, que era devoto da Divina Misericórdia, declarou o Domingo da Misericórdia como uma Festa Oficial da Igreja Católica em todo o mundo. Este dia é celebrado no segundo domingo da Páscoa e é um momento para refletirmos sobre a Misericórdia de Deus e para recebermos a graça do sacramento da reconciliação.
Jesus revelou a Santa Faustina que a Misericórdia é última tábua de Salvação para a humanidade, e que é para todos. Todos somos merecedores da Misericórdia, todos somos chamados a ser fonte de Misericórdia no mundo, é urgente, precisamos viver este apostolado.
Como se tornar Apóstolo da Misericórdia?
1-Confiar no amor misericordioso de Deus, sempre presente na vida dos Seus filhos, especialmente nas tribulações.(Diário 1075)
2-Adorar, Louvar e Agradecer ao Deus Misericordioso (Eclo 50,19) pelas maravilhas que realiza no mundo e na história de cada um de nós (Diário 1005)
3-Professar e Anunciar, em toda a parte esta boa-nova da Divina Misericórdia como força maior do que o mal, sobretudo onde estiver esquecida (Diário 1521)
4-Celebrar este sublime mistério na Liturgia da Igreja, particularmente em cada Eucaristia e Confissão.
No tempo Pascal se dá a Festa da Misericórdia (2º Domingo da Páscoa), que deve ser preparada por uma Novena(Diário 1209)
5–Suplicar com frequência a Jesus que tenha compaixão da humanidade, especialmente dos pecadores endurecidos, incrédulos, tíbios e sofredores (doentes, agonizantes, pobres, almas do purgatório) através:
- Oração Diária;
- Piedade Mariana;
- Oferecimento dos Sofrimentos.
Com este intuito, Jesus deixou, através de Santa Faustina, algumas novas práticas devocionais (Além da Novena e da Festa):
5.1-Hora da Misericórdia: recordar-se às 3 horas da tarde da Sua Paixão e Morte redentoras (Diário 1320)
5.2-Terço da Misericórdia: Implorar com insistência o auxílio celeste para o mundo (Diário 476)
5.3-Imagem de Jesus Misericordioso: Simboliza o Senhor Ressuscitado, vitorioso; traz a inscrição: “Jesus eu Confio em Vós” (Diário 327)
6-Testemunhar no dia a dia o esplendor da Divina Misericórdia através da busca constante da conversão e santidade (Diário 157;1361)
7-Praticar o amor para com o próximo através de gestos e palavras (Diário 742) tanto pelas obras de misericórdia corporais como espirituais.
8-Meditar e Aprofundar sempre mais o mistério da divina misericórdia (Diário 229) presente na Palavra de Deus, no ensinamento da Igreja (p. ex. a Encíclica Dives in Misericórdia, do Papa João Paulo II), nos escritos dos santos doutores, e com singular destaque nas obras de Santa Faustina Kowalska e do Bem-aventurado Pe. Miguel Sopocko, seu confessor.
A Misericórdia Divina também é evidente em muitos ensinamentos da Igreja. O sacramento da reconciliação é uma oportunidade para os fiéis confessarem seus pecados e receberem a Misericórdia de Deus através do perdão. O Papa Francisco tem enfatizado a importância da Misericórdia em sua liderança da Igreja, chamando os fiéis a serem misericordiosos uns com os outros e a procurarem as periferias da sociedade para compartilhar a Misericórdia de Deus com aqueles que mais precisam dela.
A Misericórdia divina é um tema central da nossa fé, um reflexo do amor infinito de Deus por toda a humanidade. Através da devoção à Divina Misericórdia, dos ensinamentos da Igreja e do sacramento da reconciliação, somos convidados a experimentar a Misericórdia de Deus em nossas vidas e a compartilhar essa misericórdia com os outros.
Participe da Festa da Misericórdia, leve a estampa de Jesus Misericordioso para abençoar. Divulgue essa boa notícia, todos precisamos dela, sem ela só nos resta a justiça.
Jesus, pela sua dolorosa Paixão, tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.
“Ó Sangue e Água que jorras do Coração de Jesus como fonte de Misericórdia para nós, confio em Vós”.
Veni Sancte Spiritus. Veni Lumen Cordium!
Ironi Spuldaro
Missão Há Poder de Deus!