Reflexão do Evangelho 01/03/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 01 de março (Lc 11,29-32): “Geração perversa e incrédula!”
Acorrendo às multidões em grande número, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é maior do que Jonas».

COMENTÁRIO: “A espera de um sinal”! O sinal que Jesus dará aos “malvados” de cada geração é sua morte e ressurreição. Sua morte, aceita livremente, é o sinal do incrível amor de Deus por nós: Jesus deu sua vida para salvar a nossa. E sua ressurreição dentre os mortos é o sinal de seu divino poder. Trata-se do sinal mais poderoso e comovedor jamais dado. Mas, Jesus é também o sinal de Jonas em outro sentido. Jonas foi um ícone e um meio de conversação. Quando em suas prédicas «Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia inteiro. Ele dizia: «Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!» (Jon 3,4) adverte aos ninivitas pagãos, e eles se convertem, pois todos, desde o rei até as crianças e animais se cobrem com serapilheira e cinzas. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas predicando a conversão a todos nós, “e aqui está quem é maior do que Jonas” – Ele o próprio Jesus. Portanto, nossa conversão deveria ser igualmente exaustiva. «Pois Jonas era um servente», escreve São João Crisóstomo na pessoa de Jesus Cristo, «mas eu sou o Mestre; e ele foi jogado pela baleia, mas eu ressuscitei dos mortos; ele proclamava a destruição, mas eu vim a predicar a Boa Nova e o Reino». Na semana passada, na quarta-feira de Cinza, nos cobrimos com cinza, e cada um escutou as palavras da primeira homilia de Jesus Cristo, «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia» (Mc 1,15). A pergunta que devemos fazer-nos é: Tenho respondido já com uma profunda conversão como a dos ninivitas e abraçado o Evangelho? (Fr. Roger J. Landry, Hyannis, Massachusetts, Estados Unidos).

Ainda esperamos algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz?
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏💜Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler