Reflexão do Evangelho 02/07/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Solenidade de São Pedro e São Paulo
A solenidade de São Pedro e São Paulo não existe para o louvor popular de dois excelentes seguidores de Jesus de Nazaré: ela é a celebração da Igreja, Corpo de Cristo. Pedro e Paulo só aparecem no catálogo por serem membros desse mesmo Corpo, ramos vivos da Videira eterna.

Evangelho de hoje, 02 de julho (Mt 16,13-19): «Os Pilares da Igreja de Cristo»
Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: «Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?». Eles responderam: «Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas». «E vós», retomou Jesus, «quem dizeis que eu sou?». Simão Pedro respondeu: «Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo». Jesus então declarou: «Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus».

COMENTÁRIO: «Roguei por ti a fim de que a tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos» (Lc 22, 32). Cristo é o Mediador, «que não cometeu pecado e cuja boca não proferiu mentira» (1Pe 2,22). Como ousarei aproximar-me dele, eu, que sou pecador, um grande pecador, cujos pecados são mais numerosos que a areia do mar? Ele é tudo o que há de mais puro e eu demais impuro. Foi por isso que Deus me deu estes apóstolos, homens e pecadores, grandes pecadores, que aprenderam pela experiência a que ponto devem ser misericordiosos para com os outros. Culpados de grandes faltas, perdoarão facilmente os grandes pecados e usarão conosco a medida que serviu para eles (Lc 6, 38). O apóstolo Pedro cometeu um grande pecado; talvez não haja pecado maior do que aquele. Mas foi tão pronta e facilmente perdoado que nada perdeu do privilégio da sua primazia. Paulo, que havia desencadeado um furor sem limites contra a Igreja emergente, foi atraído à fé pelo apelo do próprio Filho de Deus. Como paga de tantos males, recebeu tantos bens que se tornou «o instrumento escolhido para levar o nome do Senhor aos pagãos, aos reis e aos filhos de Israel» (At 9,15). Pedro e Paulo são os nossos mestres: aprenderam plenamente com o único Mestre de todos os homens os caminhos da vida, e ainda hoje no-los ensinam (São Bernardo, monge cisterciense, doutor da Igreja).

Orai sem cessar: “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos!” (Tertuliano)
Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo, agradecemos a Deus a vida e a missão desses apóstolos, que pregaram o Evangelho e seguiram com fidelidade o caminho de Jesus. Lembramos também o Bispo de Roma e todos os Pastores da Igreja…
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler