Reflexão do Evangelho 03/07/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Festa de São Tomé, Apóstolo e mártir
“Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

Evangelho de hoje, 03 de julho (Jo 20,24-29): «Felizes os que creem sem terem visto»
Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste, acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto».

COMENTÁRIO: Santa dúvida do discípulo Tomé! Tomé disse aos outros: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Tomé significa abismo, pois este apóstolo adquiriu um conhecimento mais profundo e tornou-se mais firme na fé. Não foi por acaso, mas por disposição divina, que Tomé estava ausente e não quis acreditar no que lhe disseram. Admirável desígnio! Santa dúvida deste discípulo! «Se não vir nas suas mãos», disse ele. Tomé queria ver reedificada a tenda de David, que se tinha desmoronado, e sobre a qual Amós havia dito: «Naquele dia, reerguerei a tenda de David, que foi abalada, e repararei as brechas das suas muralhas» (Am 9,11). David designa a divindade, a tenda designa o próprio corpo de Cristo, no qual estava presente a divindade, que caiu, aniquilada, na Paixão e na morte. As brechas das muralhas designam as chagas das mãos, dos pés e do lado, chagas que o Senhor reedificou na sua ressurreição. Foi sobre elas que Tomé afirmou: «Se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». O Senhor, compreensivo, não quis deixar na dúvida este discípulo sincero, que havia de tornar-se um vaso de eleição. Por isso, retirou do seu espírito a sombra da dúvida com um gesto bondoso, tal como viria a retirar a Paulo a cegueira da infidelidade. «”Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”. Tomé respondeu-Lhe: “Meu Senhor e meu Deus!”» (Santo Antônio, franciscano, doutor da Igreja).

Oh, Jesus, como és bom! Se vês que alguma vez me afasto de Ti, vem ao meu encontro, como foste ao encontro de Tomé.
São Tomé, Apóstolo e Mártir, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
Sangue de Cristo, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler