Reflexão do Evangelho 03/03/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 03 de março (Jo 2,13-25): «A Purificação do Templo!»
Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: «Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!» Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: «O zelo por tua casa me há de devorar». Então os judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei». Os judeus, então, disseram: «Trabalharam durante quarenta e seis anos erguer este templo, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?» Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus falou. Estando em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, vendo os sinais que realizava. Jesus, no entanto, não lhes dava crédito, porque conhecia a todos e não precisava de ser informado a respeito do ser humano. Ele bem sabia o que havia dentro do homem.

COMENTÁRIO: No Evangelho de hoje, Jesus chega ao Templo de Jerusalém para os festejos da Páscoa Judaica, e vê com desgosto que o pátio e a religião foram transformados em feira, onde vendiam os animais a serem sacrificados como vítimas cultuais. O mesmo comércio aglomerava os cambistas, que trocavam moedas para os fiéis provenientes do estrangeiro. Um ambiente de ruídos, mau cheiro, cacofonia (som desagradável), movido por lucro e cobiça. Nada que dirigisse os corações para o Pai Celeste. É quando se manifesta em Jesus o “zelo pela Tua casa”. Ele se revolta de modo especial contra os “vendedores de pombas”, que era a oferta dos pobres. O Mestre não tolera a exploração de quem quer se seja, principalmente dos menos favorecidos e o uso da fé para enganar o povo. Ao expulsar “bois e ovelhas” do templo, Jesus mostra que Deus não necessita desses sacrifícios oferecidos no templo. O Evangelho condena uma religião comercial – “não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio”; e propõe a nova religião, cuja marca é a compaixão e a misericórdia. Religião não é negócio com Deus; é amor, gratuidade, perdão e solidariedade. Muitas vezes a religião foi e continua sendo utilizada para justificar interesses escusos. Sacrifícios que agradam a Deus são as obras de misericórdia, de caridade. Jesus, “destruído pelas autoridades e ressuscitado pelo Pai”, é o novo templo, em substituição ao antigo, que não mais existe. Ele é a pedra fundamental sobre a qual repousa a Igreja, “Corpo de Cristo”, habitação do Espírito Santo. Zelos por Ela!

Orai sem cessar: “O zelo pela Tua casa me consome!”
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler