Reflexão do Evangelho 04/04/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 04 de abril (Jo 8,12-20): «Eu sou a luz do mundo! Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida»

Naquele tempo, disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” Então os fariseus disseram: “O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo.” Jesus respondeu: “Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou. Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim.” Perguntaram então: “Onde está o teu Pai?” Jesus respondeu: “Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai.” Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.

COMENTÁRIO: «Eu sou a luz do mundo!» Hoje, Jesus nos dá a definição dele próprio, a qual enche de sentido a vida daqueles que, apesar das suas deficiências, o querem seguir: «Eu sou a luz do mundo». A pessoa de Jesus, os seus ensinamentos, os seus exemplos de vida, são luz que ilumina toda a nossa existência, tanto nas horas boas, como nas de sofrimento ou contradição. Jesus é luz! Como discípulos seus, o Senhor nos convida, também, a sermos luz para o mundo; a levar a luz da esperança no meio das violências, desconfianças e medos dos nossos irmãos; a levar a luz da fé no meio da obscuridade, das dúvidas e interrogações; a levar a luz do nosso amor no meio de tanta mentira, rancor e perturbação como vemos à nossa volta. São João Paulo II indicou como pano de fundo de todos os “mistérios de luz”, as palavras de Maria nas bodas de Cana: «Fazei tudo o que Ele vos disser»: este é o caminho para que Jesus seja luz do mundo e para que nós iluminemos com essa mesma luz. Jesus pede que O sigam para chegarem a ser filhos da luz (Jo 12,36), embora saiba que muitos O rejeitarão para que não sejam descobertas as suas obras más (Jo 3,20). Seguir a Jesus é caminhar atrás dele, ou seja, é aderir totalmente à sua pessoa.

“Orai sem cessar: Senhor, luz verdadeira e fonte de luz, concedei-nos perseverar na meditação de vossa Palavra e viver iluminados pelo esplendor de vossa verdade!”
Santo Isidoro, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelo fim da Pandemia e pela paz na Ucrânia e no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler