Reflexão do Evangelho 05/04/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 05 de abril (Jo 8,21-30): “Se não acreditar… morrereis nos vossos pecados”
De novo, Jesus lhes disse: «Eu me vou, e vós me procurareis; mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir». Os judeus, então, comentavam: «Acaso ele irá se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’». Ele continuou a falar: «Vós sois daqui de baixo; eu sou do alto. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis nos vossos pecados. De fato, se não acreditais que ‘eu sou’, morrereis nos vossos pecados». Eles lhe perguntaram: «Quem és tu, então? Jesus respondeu: «De início, isto mesmo que vos estou falando». Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e o que ouvi dele é o que eu falo ao mundo”. Eles, porém, não compreenderam que estava lhes falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: «Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque eu sempre faço o que é do seu agrado». Como falasse estas coisas, muitos passaram a crer nele.

COMENTÁRIO: Ao começar o Seu ministério público, Se Jesus apresentou com os traços próprios do Messias prometido; alguns reconhecem-No como tal e aderem a Ele; mas as autoridades hebreias, apesar de esperarem a vinda do Messias, persistem na sua atitude de repulsa perante Jesus. Daí à advertência que agora lhes dirige: Ele vai aonde eles não podem ir, isto é, irá para o Céu donde procede (Jo 6,41 ss.) e eles continuarão a esperar o Messias anunciado pelos profetas; mas nem encontrarão o Messias, porque o buscam fora de Jesus, nem agora O podem seguir, porque não creem n’Ele. Vós sois deste mundo, vem o Senhor lhes dizer, não por estardes na terra mas por viverdes sob o influxo do príncipe deste mundo, por serdes vassalos e realizardes as suas obras; por isto morrereis nos vossos pecados. A salvação que Cristo traz será aplicada a todos os que creem na Sua divindade. A divindade é declarada quando Jesus diz «Eu sou», porque esta expressão, repetida noutras ocasiões (Jo 8,28; 13,19), estava reservada a Yahwéh no Antigo Testamento (Dt 32,39; Is 43,10-11), onde Deus, ao revelar o Seu Nome, e com ele a Sua essência, diz a Moisés: «Eu sou o que sou» (Ex 3,14). Com esta expressão tão profunda Deus diz de Si mesmo que é o Ser supremo em sentido absoluto e pleno, que não depende de nenhum outro ser, e do qual todos dependem no seu ser e no seu existir. Assim, pois, Jesus ao dizer de Si mesmo «Eu sou» revela que é Deus. Enquanto não nascemos do Espírito e permanecemos orientados por uma visão simplesmente terrestre e material, Jesus permanecerá um enigma para nós…

Orai sem cessar: “Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor!” (Sl 26,14)
São Vicente Ferrer, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelo fim da Pandemia e pela paz na Ucrânia e no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler