Reflexão do Evangelho 04/06/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 04 de junho (Mc 12,35-37): «O Messias, filho de Davi»
Jesus ensinava no Templo, dizendo: «Como podem os escribas dizer que o Messias é filho de David? O próprio David afirmou, sob a ação do Espírito Santo: “Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Senta-Te à minha direita, até que Eu faça dos teus inimigos escabelo dos meus pés’”. O próprio David Lhe chama Senhor. Como pode ser seu filho?». E a numerosa multidão escutava com prazer o que Jesus dizia.
 
COMENTÁRIO: O título “Filho de Davi” aplicado a Jesus Cristo forma parte da medula do Evangelho. Na Anunciação, a Virgem recebeu esta mensagem: «Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó» (Lc 1,32-33). Os pobres que pediam a cura a Jesus clamavam: «Filho de Davi, tem compaixão de mim!» (Mc 10,48). Na sua entrada solene em Jerusalém, Jesus foi aclamado: «O Bendito, o Rei? que vai começar, o reino de Davi, nosso pai!» (Mc 11,10). O antiqüíssimo livro da Didaké agradece a Deus «a vinha santa de Davi, teu servo, que nos tem dado a conhecer por meio de Jesus, teu servo». Mas Jesus não é só filho de Davi, senão também Senhor. Jesus o afirma solenemente ao citar o Salmo davídico 109, citação incompreensível para os judeus: pois resulta impossível que o filho de Davi seja “Senhor” de seu pai. São Pedro, testemunha da ressurreição de Jesus, viu claramente que Jesus tinha sido constituído “Senhor de Davi”, porque «Davi morreu e foi sepultado, seu sepulcro ainda se conserva entre nós. A este Jesus Deus o ressuscitou, e disso somos testemunha todos nós» (At 2,14). Jesus Cristo, «nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos» como diz São Paulo (Rm 1,3-4), tem se convertido no foco que atrai o coração de todos os homens, e assim, mediante a sua atração suave, exerce seu senhorio entre todos os homens que se dirigem a Ele com amor e confiança (Josep Laplana, Monje de Montserrat).
Até os dias de hoje esta questão está no centro do debate sobre a pessoa de Jesus. Na verdade, nenhum de nós pode crer por completo em Jesus a não ser que o vemos como o homem-Deus. Quem é Jesus para você?
 
Orai sem cessar: “E toda língua confesse: ‘Jesus Cristo é o Senhor’, para a glória de Deus Pai” (Fl 2,11).
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler