Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 06 de junho (Mc 12,28b-34): «O primeiro de todos os mandamentos»
Um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes». O escriba disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios». Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: «Tu não estás longe do Reino de Deus». E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.
COMENTÁRIO: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma». Vemos que Deus nos criou com desejos tais que nenhuma criatura é capaz de nos contentar. Apresentai a uma alma todas as riquezas e todos os tesouros do mundo, que nada a satisfará: tendo-a Deus criado para Si, só Ele é capaz de satisfazer por completo os seus vastos desejos. Sim, meus irmãos, a nossa alma tem capacidade para amar a Deus, que é a maior de todas as alegrias! No amor de Deus, temos todos os bens e prazeres que podemos desejar na terra e no Céu (cf Sl 72,25). E podemos ainda O servir; por outras palavras, glorificá-Lo em todos os atos da nossa vida. Nada há que façamos, se o fizermos com o objetivo de Lhe agradar, que Deus não seja nisso glorificado. Enquanto estamos neste mundo, a nossa ocupação não é diferente da dos anjos que estão no Céu; a única coisa que difere é que nós só vemos estes bens com os olhos da fé. Sim, meus irmãos, a nossa alma é eterna como o próprio Deus. E não, meus irmãos, não vamos mais longe, pois perder-nos-íamos neste abismo de grandeza (São João-Maria Vianney, presbítero, Cura de Ars).
Orai sem cessar: «Se o amor de Deus criou raízes profundas numa pessoa, ela é capaz de amar também aqueles que não o merecem, tal como Deus faz conosco» (Bento XVI)
São Norberto e São Marcelino Champagnat, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristos e pelos nossos irmãos da região Sul!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!