Reflexão do Evangelho 07/06/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus.
“Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que, na ferida visível, contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor.” (Santo Agostinho)

Evangelho de hoje, 07 de junho (Jo 19,31-37): «Aquele que foi transpassado»
Por ser a Preparação da Páscoa, e para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro, depois ao outro que tinha sido crucificado com Ele. Ao chegarem a Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu é que dá testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade, para que também vós acrediteis. Assim aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: «Nenhum osso Lhe será quebrado». Diz ainda outra passagem da Escritura: «Hão de olhar para Aquele que trespassaram».

COMENTÁRIO: Nasce a Igreja de Cristo! São João Evangelista nos recorda o momento em que Jesus teve o seu lado transpassado por uma lança, de onde saíram sangue e água. O sangue e a água que saíram pelo corte que a lança causou têm significado importantíssimo para as nossas vidas. O nascimento da Igreja, como os santos Padres afirmam, ocorreu do lado aberto de Jesus na Cruz, do qual jorraram sangue e água, símbolos do Batismo e da Eucaristia. O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado, pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável Sacramento de toda a Igreja. “Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz. Esta água e este sangue são símbolos do Batismo e da Eucaristia. Foi destes Sacramentos que nasceu a Santa Igreja, pelo banho da regeneração e pela renovação no Espírito Santo, isto é, pelo Batismo e pela Eucaristia que brotaram do lado de Cristo. Assim como do lado de Adão (da sua costela) foi formada Eva, sua esposa (Gn 2,21-22), Jesus Cristo formou a Igreja do Seu lado transpassado. O sangue da redenção, a água da salvação: O sangue é sinal de vida, a vida que Jesus entregou por nós; a água é sinal do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo. É a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação se derrama sobre nós. O Batismo e a Eucaristia são sacramentos que nos fazem participar da vida de Jesus. Frise-se, que essa afirmativa não diminui a importância de Pentecostes, pois nesse dia a Igreja, nascida do Coração transpassado de Jesus, foi manifestada ao mundo.

Orai sem cessar: «Se alguém tem sede, venha a Mim e beba, diz o Senhor. Se alguém acredita em Mim, do seu coração brotará uma fonte de água viva» (Jo 7, 37-38).
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler