Reflexão do Evangelho 08/06/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Memória do Santíssimo e Imaculado Coração da Virgem Santa Maria
Foi do Coração Imaculado de sua Mãe que Jesus recebeu todo o amor com que merecia ser amado e aquela perfeita compaixão por seus sofrimentos de amor.

Evangelho de hoje, 08 de junho (Lc 2,41-52): «Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração»
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Passados três dias, encontraram-no no Templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas. Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: «Filho, porque procedeste assim conosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse. Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

COMENTÁRIO: Celebramos hoje a memória do Imaculado Coração da Virgem Maria, cuja história, entre as demais devoções do povo cristão, remonta a relativamente poucos séculos. Os antecedentes do culto ao Coração de Nossa Senhora podem encontrar-se na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, surgida no fim do século XVII e que tomou grande impulso nos anos seguintes como prática reparadora das ofensas e ingratidões com que é tratado o amor de Deus encarnado pelos homens. O Coração puríssimo de Maria se apresenta, assim, como aquele coração humano que soube corresponder plenamente à caridade de Cristo, sem imperfeição nem rugas; um Coração cheio de graça e bondade, no qual Jesus pôde encontrar uma gratidão perfeita, uma submissão sublime, uma doce obediência e a mais consoladora compaixão por suas dores e ultrajes. Nós, criaturas imperfeitíssimas, não somos capazes de amar a Cristo como Ele merece ser amado; mas o Coração de Maria, a obra mais perfeita que já saiu das mãos de Deus, pode dar a seu Filho todo o amor, toda a ternura, todo o carinho, toda a adoração que lhe é devida. Por isso, celebrar o Coração da Virgem Santíssima não é senão associar-se um pouco à alegria sentida pelo Senhor ao ver-se correspondido conforme o seu desejo. É também por isso que a devoção a este Imaculado Coração é de grande auxílio para a nossa vida de oração, já que podemos sempre recorrer a ele, pedindo-lhe que supra as limitações do nosso amor e o aperfeiçoe e enriqueça com a sua caridade sem igual. Que à reparação dos pecados contra o Coração de Cristo unamos também a satisfação pelas ofensas cometidas contra o Coração de nossa Mãe bendita, na qual, depois de Deus, temos a nossa mais firme esperança.

Orai sem cessar: “Não tenhas receio de amar demais a Santíssima Virgem Maria, pois jamais conseguirás amá-la o suficiente e Jesus ficará muito feliz, porque a Virgem Santíssima é sua Mãe!” (Santa Teresinha)
Que o Coração Imaculado de Maria triunfe sobre todo mal!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler