Reflexão do Evangelho 06/09/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 06 de setembro (Lc 6,6-11): «A cura do homem de mão seca»
Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca: Levanta-te e fica aqui no meio! Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse-lhes: Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: Estende a mão! O homem assim o fez e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus.
 
COMENTÁRIO: “A cura no dia de sábado!” Os Santos Padres nos ensinam a descobrir um profundo sentido espiritual mesmo naquelas palavras do Senhor que podem parecer irrelevantes à primeira vista. Assim, Santo Ambrósio comenta a frase «estende a mão»: «Este remédio é comum e geral. Estende-a muitas vezes, favorecendo o teu próximo; defende de qualquer injúria a quem vejas sofrer sob o peso da calúnia, estende também a tua mão ao pobre que te pede; estende-a também ao Senhor pedindo-Lhe o perdão dos teus pecados: é assim como se deve estender a mão, e é assim como se cura». Perante a pergunta do Senhor os fariseus não querem responder, e diante do milagre que realiza depois, não sabem que dizer. Deveriam ter-se convertido, mas o seu coração ofusca-se e enche-se de inveja e de furor. Depois, aqueles que não tinham falado diante do Senhor começam a dialogar entre si, não para se aproximarem de Cristo, mas para O perder. Neste sentido comenta São Cirilo: «Oh fariseu! vês O que faz coisas prodigiosas e cura os doentes em virtude de um poder superior e tu projetas a Sua morte por inveja».
 
Leia a Bíblia: “O Evangelho não é conhecido na sua integridade, como deveria sê-lo. Por isso, não é valorizado, não é amado como merece, por nós cristãos” (São João Calábria).
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler