Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Festa do Batismo do Senhor
Pelo mistério do batismo do Senhor, o nosso próprio batismo recebeu a virtude de nos revestir de Cristo e fazer-nos agradáveis ao Pai como filhos no seu Filho muito amado.
Evangelho de hoje, 08 de janeiro (Mc 1,7-11): «O Batismo do Senhor»
João Batista proclamava: «Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo». Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele. E do céu veio uma voz: «Tu és o Meu Filho amado; em Ti está meu pleno agrado».
COMENTÁRIO: Hoje a Igreja celebra o Batismo do Senhor. Aquele dia, todas as águas do mundo foram purificadas e receberam a força para significar a limpeza do pecado. Ainda que o Batismo que administrava João tinha só um significado de conversão e de reconhecimento do nosso pecado, Jesus quis passar por aí por solidariedade com todos os homens, como Vanguardista de uma renovada Humanidade. Ele, «que não cometeu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornemos justiça de Deus» (2Cor 5,21). Jesus instituirá o novo Batismo que nos faz filhos de Deus Nele e nos reconciliará com o Pai: será o Cordeiro de Deus que tirará o pecado do mundo. «Também hoje, escreve São Gregório Nazianzeno, Cristo é iluminado; deixemo-nos penetrar por esta luz divina. Cristo é batizado, baixemos com Ele a água, para subir depois com Ele». Aquele dia, no Jordão viu-se descender o Espírito Santo sobre o Senhor e ouviu-se a voz do Pai: «Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado» (Mc 1,11). São João Paulo II comenta que «ao sair das águas da fonte sagrada, cada cristão torna a escutar a voz que um dia se ouviu perto do rio Jordão: “Tu és o meu Filho…”; e entende que foi associado ao Filho predileto, chegando a ser filho adotivo». São Cirilo de Jerusalém nos faz reflexionar sobre este fato sobrenatural, dizendo-nos: «Se tu tens uma piedade sincera, sobre ti descenderá também o Espírito Santo e ouvirás a voz do Pai que vem do alto: Este não era meu filho, mas agora, depois do Batismo, foi feito filho Meu». A partir desse momento estamos todos convidados a seguir o mesmo Caminho de Cristo, a conhecer a sua verdade e a viver a sua Vida.
Orai sem cessar: «Batiza-me Senhor no Teu Espírito, pois minha alma sedenta está!»
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏🔥Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!