Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 08 de fevereiro (Mc 7,24-30): «A oração humilde e perseverante dilacera o coração de Deus»
Jesus se pôs a caminho e, dali, foi para a região de Tiro. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguia ficar escondido. Logo, uma mulher que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar dele. Ela foi e jogou-se a seus pés. A mulher não era judia, mas de origem siro-fenícia, e pedia que ele expulsasse o demônio de sua filha. Jesus lhe disse: «Deixa que os filhos se saciem primeiro; pois não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos». Ela respondeu: «Senhor, também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que os filhos deixam cair». Jesus, então, lhe disse: «Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha». Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama. O demônio havia saído dela.
COMENTÁRIO: “A mulher era pagã, mas acreditou, foi e se jogou aos pés de Jesus”. É com a humildade dessa estrangeira que nos dirigimos a Deus? Nossas orações são realmente súplicas? Somos capazes de insistir e perseverar nas preces mesmo quando o Senhor parece distraído, ocupado, indiferente? Sim, nós somos filhos (1Jo 3,1). Fomos adotados no momento do nosso Batismo. Mas é chocante como temos manifestado extremo descaso pelo “pão” que nos é servido na mesa, um pão reservado aos filhos. Não falo do pão material, mas do Pão Eucarístico que nos alimenta em cada Missa. Enfastiados de outros alimentos, não nos dirigimos à Celebração Eucarística como quem tem fome e sede: “Como a corça suspira pelas águas correntes, assim a minha alma anseia por vós, ó meu Deus!” Ainda lutamos com aquela preguiça de quem se vê obrigado a cumprir um preceito… Claro que a mulher estrangeira conseguiu o que pedia. E ainda despertou a admiração do próprio Jesus, que declara: “Por causa do que acabas de dizer, o demônio já saiu de tua filha”. Nem foi preciso um gesto positivo do Senhor, alguma espécie de exorcismo. A fé humilde sabe vencer os demônios! Tens ido ao encontro do Senhor? Mas com aquela mesma fé e humildade do Velho Pescador que, na barca, se jogou aos pés de Jesus dizendo: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” ( Lc 5,8)
Reflexão: Você também crê que Jesus Cristo tem poder para realizar milagres na sua vida, na sua casa, na sua família? Onde tens procurado Jesus?
São Jerônimo Emiliani e Santa Josefina Bakhita, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!