Reflexão do Evangelho 09/02/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 09 de fevereiro (Mc 7,31-37): «Ele tem feito bem todas as coisas»
Jesus deixou de novo a região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram-lhe, então, um homem que era surdo e mal podia falar, e pediram que impusesse as mãos sobre ele. Levando-o à parte, longe da multidão, Jesus pôs os dedos nos seus ouvidos, cuspiu, e com a saliva tocou-lhe a língua. Olhando para o céu, suspirou e disse: «Efatá!», que quer dizer: «Abre-te»! Imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente. Jesus recomendou, com insistência, que não contassem o ocorrido para ninguém. Contudo, quanto mais ele insistia, mais eles o anunciavam. Cheios de grande admiração, diziam: «Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem».

COMENTÁRIO: «Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar corretamente». Que desejável seria, meus irmãos, que se pudesse dizer de cada um de nós o que o Evangelho diz do mudo que Jesus curou: que ele falava bem. Infelizmente, meus irmãos, não poderemos, pelo contrário, ser censurados por falarmos quase sempre mal, sobretudo quando falamos do nosso próximo? De fato, qual é o comportamento da maior parte dos cristãos de hoje? É criticar, censurar, denegrir, condenar o que o próximo faz e diz; este é o mais comum de todos os vícios, o mais universalmente difundido, e talvez o pior de todos. É um vício que nunca é demais detestar, um vício que tem as consequências mais desastrosas, que traz problemas e desolação por todo o lado. Oh, que Deus me desse um daqueles carvões que o anjo usou para purificar os lábios do profeta Isaías (cf Is 6,6-7), para eu purificar a língua de todos os homens! Quantos males seriam banidos da terra se fosse possível banir os mexericos! Pudesse eu, meus irmãos, dar-vos tal repugnância por esse vício que tenhais a felicidade de o corrigir para sempre! Termino dizendo que não só está mal caluniar e difamar, mas também ouvir com prazer a calúnia e a difamação; porque se ninguém ouvisse, não haveria caluniadores. Digamos muitas vezes: «Meu Deus, dai-me a graça de me conhecer tal como sou». Feliz, mil vezes feliz o homem que usa a sua língua apenas para pedir a Deus perdão pelos seus pecados e cantar os seus louvores! (São João-Maria Vianney, presbítero, Cura de Ars).

Reflexão: «Existe uma clausura interior, que diz respeito ao núcleo mais profundo da pessoa, ao qual a Bíblia chama “coração”. Foi isto que Jesus veio “abrir”, libertar, a fim de nos permitir viver plenamente a relação com Deus e com os outros» (Bento XVI).
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler