Reflexão do Evangelho 08/02/2025

Evangelho de hoje, 08 de fevereiro (Mc 6,30-34): «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco»
Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: «Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!». Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.

COMENTÁRIO: O descanso dos Apóstolos é um tempo necessário para estar a sós com Jesus. Eles regressam da missão que lhes foi confiada pelo Senhor. Depois de algumas semanas a pregarem e a curarem doentes, podemos imaginar com que entusiasmo eles contariam ao Mestre os frutos abundantes do seu trabalho. Numa outra ocasião, São Lucas diz-nos que os discípulos enviados por Jesus «voltaram cheios de alegria» (Lc 10, 17). É uma experiência na vida dos cristãos de todos os tempos: contemplar as maravilhas, às vezes escondidas, que Deus realiza através destes pobres instrumentos que somos nós. Jesus teria ficado feliz por ouvir os apóstolos contar as suas aventuras pelas cidades e aldeias da Palestina, e vendo-os cansados, sugeriu que fossem descansar um pouco. Certamente este descanso, que não foi o único durante aqueles anos, consistiria num plano concreto, um passeio ou uma refeição especial, talvez com um bom vinho. Mas tratava-se, sobretudo, de estarem a sós com o Senhor, numa tertúlia com Ele. O Evangelho de Lucas diz-nos que um dia Jesus «estava a rezar sozinho, e apenas os discípulos estavam com Ele» (Lc 9, 18). É uma frase curiosa porque nos mostra o Senhor numa solidão compartilhada. Para aqueles que procuram viver na presença de Deus, não existe uma completa solidão, pois estamos sempre com Ele. «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei» (Mt 11, 28). E isso lembra-nos que o verdadeiro descanso, necessário e por vezes indispensável, não pode ser egoísta nem solitário, porque é sempre uma relação, com Deus e com os outros. Chegados ao destino, para este tempo de descanso com os Seus Apóstolos, Jesus reencontra-se com a multidão, que O seguia constantemente, «compadeceu-Se de toda aquela gente», e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Orai sem cessar: «Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei!» (Mt 11,28).
São Jerônimo Emiliani, Santa Josefina Bakhita e Nossa Senhora do silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler