Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 09 de junho (Mc 3,20-35): «Como pode Satanás expulsar Satanás?»
Jesus voltou para casa, e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar. Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: «Está ficando louco». Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’». Isso, porque diziam: «Ele tem um espírito impuro». Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: «Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram». Ele respondeu: «Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?». E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: «Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».
COMENTÁRIO: O Senhor sabe o que faz; façamos nós o que Ele quer! Temos de considerar que não há vocação que não tenha os seus problemas, as suas amarguras e aversões, e que todos – exceto aqueles que estão totalmente identificados com vontade de Deus – trocariam de bom grado a sua situação pela dos outros: aqueles que são bispos gostariam de não o ser; aqueles que são casados gostariam de não o ser, e aqueles que não o são gostariam de o ser. De onde vem esta inquietação geral dos espíritos, se não de um certo desagrado pelos constrangimentos, de uma malignidade de espírito que nos faz pensar que toda a gente está melhor do que nós? Mas é a mesma coisa: quem não estiver totalmente identificado pode virar-se dum lado e do outro, que nunca terá descanso. Para quem tem febre, nenhuma posição é boa: ainda não está numa cama há um quarto de hora e já gostaria de estar noutra; a culpa não é da cama, mas da febre que o atormenta. Uma pessoa que não tem a febre da sua própria vontade está satisfeita com tudo; desde que Deus seja servido, não se importa com a função que Deus lhe atribui; desde que faça a vontade de Deus, tanto lhe faz. Mas não é tudo. Não basta querermos fazer a vontade de Deus, temos de a fazer com alegria. Ah, gostaria de ter isto e aquilo; faria melhor aqui e ali – tentações! O Senhor sabe o que faz; façamos, pois, a sua vontade, permaneçamos onde Ele nos colocou (São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja).
Orai sem cessar: “O príncipe deste mundo será expulso. E quando Eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a Mim!” (Jo 12,31-32)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!