Reflexão do Evangelho 09/08/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 09 de agosto (Mt 15,21-28): «O poder de uma oração perseverante»
Jesus se retirou para a região de Tiro e Sidônia. Uma mulher Cananeia, vinda daquela região, pôs-se a gritar: «Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio!». Ele não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: «Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós». Ele tomou a palavra: «Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante de Jesus e começou a implorar: «Senhor, socorre-me!». Ele lhe disse: «Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos». Ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!». Diante disso, Jesus respondeu: «Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!». E a partir daquela hora, sua filha ficou curada.

COMENTÁRIO: A Cananéia não teve medo de ser importuna, nem esmoreceu um só momento em seu ânimo e em sua Fé. O que realmente desejava era obter a cura de sua filha. Havia uma inteira correspondência entre seu anseio e seu pedido. Aqui se encontra uma condição essencial de uma boa oração: querer de fato aquilo que se pede. Inúmeras vezes não conseguimos atingir nossos objetivos porque não é autêntica nossa súplica. Outro ensinamento que podemos extrair do Evangelho de hoje é a necessidade de nos instruirmos sobre a verdadeira e boa doutrina. A Cananéia ouviu e se informou a respeito dos atos e das pregações de Jesus. Isso lhe foi fundamental para crer. Um grande mal de nossos dias, a ignorância religiosa, talvez seja a principal causa dos dramas atuais, conforme nos afirma a Escritura: “Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há verdade nem misericórdia nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Porque meu povo se perde por falta de conhecimento” (Os 4,1-6). O conhecimento enaltece a Fé, torna robusta a Esperança dos bens eternos e atrai à prática da Caridade, quer no amor a Deus, quer no amor ao próximo. Muitos, por ignorância, e outros, por maldade mesmo, não querem hoje em dia abandonar o pecado. E se assim é, bem lhes vale a consideração de Rábano: “Se alguém tem manchada sua consciência pela sujeira de algum vício, esse tem, sem dúvida, uma filha cruelmente atormentada pelo demônio. E se alguém viciou suas boas obras com o pecado, esse também tem uma filha agitada pelas fúrias do espírito impuro, e necessita, por conseguinte, recorrer às súplicas e às lágrimas, e acudir à intercessão e ao auxílio dos santos”.

Orai sem cessar: «Quanto mais nos damos a Deus, mais Ele se dá também a nós!» (Santa Elisabete da Trindade)
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), virgem e mártir, Padroeira da Europa, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler