Reflexão do Evangelho 10/08/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir
O grande tesouro da Igreja não são nem os templos riquíssimos e nem mesmo as diversas obras assistenciais por ela mantidas, mas o amor, a caridade sobrenatural que tudo transforma em oferenda agradável a Deus.

Evangelho de hoje, 10 de agosto (Jo 12,24-26): «Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

COMENTÁRIO: «Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna». Nesta passagem que a Liturgia escolheu para a memória de São Lourenço, o diácono romano queimado vivo em uma grelha, Jesus ensina que a vida se perpetua quando oferecida em sacrifício. A imagem que ele nos apresenta é o humilde grão de trigo que, lançado à terra, deve morrer para germinar. Tão óbvio, tão ilógico para os conceitos do mundo prático! O mundo tem sede de vida, teme a morte, assusta-se com a possível implosão do planeta em consequência de um desastre ambiental (provocado). E a saída nos é oferecida no gesto de dar a vida para que o mundo viva. Aliás, Jesus Cristo não só nos explicou, mas também o praticou. Sejamos imitadores do nosso divino Mestre e façamos da nossa vida como fez o Apóstolo Paulo: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fil 1, 21). Em tempos tão difíceis, escondo-me atrás do meu medo e da minha covardia. Vem, Senhor Jesus, em socorro da minha pequenina fé!

Orai sem cessar: «Cristo também padeceu por vós, dando-vos exemplo, para que sigais os seus passos» (1Pe 2,21).
São Lourenço, Diácono e Mártir, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler