Reflexão Do Evangelho 10/08/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 10 de agosto (Jo 12,24-26): «Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».
 
COMENTÁRIO: «Ele distribui do que é seu, dá aos pobres; a sua prosperidade subsiste para sempre» (Sl 111,9). São Lourenço era diácono em Roma e os perseguidores da Igreja pediram-lhe que entregasse os tesouros da Igreja. Para obter um verdadeiro tesouro no Céu, ele sofreu tormentos cujo relato causa horror: foi deitado numa grelha sobre as chamas. No entanto, triunfou de todas as dores físicas, pela extraordinária força que extraía da sua caridade e do auxílio daquele que o tornava inquebrável: «Pois nós somos obra sua, criados em Jesus Cristo em vista das boas ações que Deus de antemão preparou para as praticarmos» (Ef 2,10). Lourenço provocara a cólera dos perseguidores dizendo-lhes: «Tragam-me várias carroças onde eu possa levar-vos os tesouros da Igreja» Trouxeram-lhes; ele as encheu de pobres e enviou-lhes, dizendo: «Eis os tesouros da Igreja». Nada mais verdadeiro, meus irmãos: é nas necessidades dos pobres que está a riqueza dos cristãos, se compreendermos bem como fazer frutificar o que possuímos. Há sempre pobres entre nós; se lhes confiarmos os nossos tesouros, não os perderemos (Santo Agostinho). É muito fácil dizer que qualquer religião salva, duro é viver o que os Mártires viveram; o que os Jesuítas vivenciaram! Seria o mesmo que dizer: “Vocês foram tolos… para que todo esse sofrimento? Porém, corajosos como os Apóstolos, plantaram a Igreja que Jesus Cristo confiou a Pedro e seus Sucessores, regando-a com o seu sangue!
 
Orai sem cessar: «Cristo também padeceu por vós, dando-vos exemplo, para que sigais os seus passos» (1Pe 2,21).
São Lourenço, Diácono e Mártir, rogai por nós, por todos os Diáconos, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler