Reflexão do Evangelho 10/12/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 10 de dezembro (Mt 17,10-13): «Elias virá e porá tudo em ordem»

Descendo Jesus da montanha com eles, os discípulos perguntaram a Jesus: «Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?» Ele respondeu: «Sim, Elias vem; e porá tudo em ordem. E eu vos digo mais: Elias já veio, e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles». Então os discípulos compreenderam que ele lhes havia falado de João Batista.

COMENTÁRIO: «Elias já veio, mas não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram». Estamos diante de uma constante na história dos homens: Deus envia seus profetas e estes são sistematicamente repelidos. Os falsos profetas sempre receberão acolhida e aplausos, pois costumam dizer exatamente o que a opinião pública deseja ouvir. Já os profetas, fiéis à mensagem recebida do Senhor, ao apontarem os crimes da sociedade e os abusos dos poderosos, acabam lançados ao “fundo da cisterna” ou jurados de morte. Desde Elias até João Batista, manifesta-se com evidência a dupla missão do profeta: anunciar e denunciar. Desde Jesus Cristo, também, a Igreja é portadora de idêntica missão, o que lhe vale a sistemática inimizade dos poderosos que pretendem escravizar o homem e odeiam seus defensores. Ao defender a família e denunciar os excessos do ateísmo de Estado, a Igreja atualiza a missão dos profetas. Todo batizado é herdeiro da missão profética de Jesus. E seu silêncio diante dos crimes dos poderosos equivale a uma apostasia…

Advento: Tempo de oração e penitência a espera do Senhor Jesus!
Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler