Reflexão do Evangelho 11/12/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 11 de dezembro (Mt 11,2-11): “Eis que envio o meu mensageiro à tua frente”
Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

COMENTÁRIO: «O Reino dos Céus sofre violência»: Desde que João Batista anuncia Cristo já presente, os poderes do inferno redobram o seu assalto desesperado, que se prolonga ao longo de todo o tempo da Igreja. A situação aqui descrita parece ser: os chefes do povo judaico e os seus cegos seguidores, esperavam o Reino de Deus como aqueles que esperam uma herança merecida; mas enquanto eles repousam nos seus pretensos direitos e méritos de raça, outros, os esforçados (literalmente: salteadores), apoderar-se-ão dele como por assalto, pela força, em luta contra os inimigos da alma: mundo, demônio e carne. «Essa força não se manifesta na violência contra os outros; é fortaleza para combater as nossas debilidades e misérias, valentia para não mascarar as nossas infidelidades, audácia para confessar a fé, mesmo quando o ambiente é contrário» (Cristo que passa, n° 82). Tal atitude é a própria daqueles que lutando contra as suas paixões, fazendo-se violência a si mesmos, alcançam o Reino dos Céus, e participam da união com Cristo. Como afirma Clemente de Alexandria: «O Reino dos Céus não pertence aos que dormem e vivem dando-se todos os gostos, mas aos que lutam contra si mesmos»… (Quis dives salvetur, 21)

Advento: Tempo de oração e penitência a espera do Senhor Jesus!
À Jesus toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler