Reflexão do Evangelho 11/05/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 11 de maio (Jo 16, 23-28): «Jesus anuncia sua volta ao Pai»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Naquele dia, não me perguntareis mais nada. Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, Ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Eu vos falei estas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome. E não digo que eu rogarei ao Pai por vós. Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que saí de junto de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai».

COMENTÁRIO: “Eu saí do Pai e vim ao mundo!” Ao longo dos Evangelhos, aqui e ali alguém levanta interrogações a respeito de Jesus de Nazaré, diante da dificuldade em conciliar a simplicidade do aprendiz de carpinteiro com o poder do taumaturgo e a autoridade do mestre. Ora, se ainda havia alguma dúvida a respeito da pessoa de Jesus Cristo e de sua natureza, esta frase do Evangelho constitui a sua plena revelação. “Revelação” no sentido estrito de “retirar o véu” que cobria o mistério e, até então, impedia nosso acesso a Ele: “Eu saí do Pai e vim ao mundo”. Sem meias palavras, é a declaração formal de sua divindade, que situa Jesus infinitamente acima de qualquer profeta, ou reformador social, ou dos curandeiros de seu tempo. São bem conhecidas as clássicas perguntas acerca da natureza do homem: quem sou? De onde vim? Para onde vou? Neste Evangelho, Jesus quis declarar-se sem reservas, mostrando sua origem (o Pai) e seu alvo (o mundo). É assim que Ele manifesta aos discípulos a sua Páscoa (passagem) desde o seio da Trindade até o encontro direto com a humanidade, quando Ele pode ser visto, ouvido e apalpado (1Jo 1,1). Como escreveu o apóstolo João, “a Vida se manifestou, nós a vimos e testemunhamos, estava junto de nós e se tornou visível para nós”. Fortalecida por esta inesperada revelação, a fé dos discípulos consegue agora compreender que Jesus lhes foi enviado como o sinal definitivo do amor do Pai (Jo 3,16). Isso, porém, não impede que eles ouçam com certa angústia a frase seguinte: “Agora Eu deixo o mundo e vou para o Pai”.

Orai sem cessar: «Querido Deus, fazei-nos exultar em santa alegria e em filial ação de graças, porque a ascensão de Jesus, vosso Filho, é a nossa esperança!»
Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler