Reflexão do Evangelho 12/05/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Solenidade da Ascensão do Senhor
Quarenta dias após ressuscitar dentre os mortos, à vista de seus discípulos, Jesus se elevou aos céus para dali, com seu Corpo glorioso, reinar sobre toda criatura! (cf At 1,1-11)

Evangelho de hoje, 12 de maio (Mc 16,15-20): «Jesus Se elevou ao Céu e sentou-se à direita de Deus Pai»
Jesus apareceu aos onze discípulos e disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados». Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao Céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam».

COMENTÁRIO: «Alteai-vos, pórticos antigos, que vai entrar o Rei da glória! Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos exércitos. É Ele o Rei da glória» (Sl 23, 7.10). Estes versículos aplicam-se maravilhosamente à ascensão de Nosso Senhor, recebido no Céu pelos coros dos anjos. Como sois bom, meu Deus, que nos consolais das penas da terra com a visão da vossa felicidade. Como primeiro dever, mandais-nos amar-vos. E, se cumprirmos este dever, segue-se imediata e necessariamente que somos, já neste mundo, durante toda a nossa vida, maravilhosamente, infinitamente felizes. Participamos já, de certo modo, da felicidade dos eleitos, pois, como eles, gozamos daquilo que os torna felizes; como eles, somos felizes porque sabemos que Vós sois feliz. Na verdade, não o vemos claramente, mas sabemo-lo indubitavelmente. Quando estivermos tristes, angustiados pelos pecados dos outros ou pelos nossos, pelos sofrimentos físicos ou morais do nosso próximo ou os nossos, quando sentirmos chegar o desânimo, elevemos o nosso coração e pensemos que, aconteça o que acontecer conosco neste mundo e no outro, aconteça o que acontecer com o mundo inteiro, Jesus, que é o nosso bem-amado, é bem-aventurado: Ele subiu aos Céus, está sentado à direita do Pai e é feliz por toda a eternidade. Quando amamos, se aquele a quem amamos é feliz, nada nos falta; basta-nos que o nosso tudo seja feliz. Se O amamos, olhemos para Ele e agradeçamos-Lhe sem cessar, como os anjos e como a Igreja à vista da sua glória: «Nós Vos damos graças por vossa imensa glória». Meu Deus, pela vossa grande misericórdia, fazei que a visão da vossa felicidade seja o nosso apoio neste mundo e a nossa felicidade eterna! Amém! (São Charles de Foucauld, eremita e missionário).

Orai sem cessar: “Homens da Galileia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu!”
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler