Reflexão do Evangelho 11/09/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 11 de setembro (Lc 6,43-49): «Cada árvore se conhece pelo seu fruto»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio». Por que me chamais: Senhor! Senhor!, mas não fazeis o que vos digo? Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a alguém que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A correnteza atingiu a casa, e ela, imediatamente, desabou e ficou totalmente destruída».
 
COMENTÁRIO: Hoje, Jesus nos dá alguns ensinamentos básicos para a nossa vida: “Toda árvore é reconhecida pelos frutos; a árvore boa dá bons frutos, a árvore má dá maus frutos”. Nós somos a árvore e os frutos são as nossas ações e realizações durante a nossa vida. Como são os frutos que estamos produzindo no mundo: bons ou maus? “O homem tira coisas boas ou más do bom ou do mau tesouro do seu coração”. O que o coração do homem pensa, maquina, planeja isso será o que ele irá realizar, falar, construir. Conforme o nosso coração esteja, nós poderemos ter atitudes boas ou más a partir do que nós pensamos ou do que falamos, pois “a boca fala do que o coração está cheio”. Como têm sido as nossas ações no mundo: boas ou más? Todo aquele que ouve e põe em prática as palavras de Jesus é um homem prudente que constrói a sua vida na rocha, isso é, segundo o direcionamento de Deus. Enfrenta as dificuldades e consegue ultrapassá-las. Porém, o que não age assim não conseguirá atravessar as intempéries, fracassará, será infeliz, perderá o rumo. Sua casa desabará… Jesus pede que o nosso comportamento seja coerente com a condição de cristãos e que não haja separação entre a fé que professamos e a nossa forma de viver
 
Leia a Bíblia: “Maria conserva e medita a Palavra em seu coração. Em sua vida, a Palavra ainda semente, encontra terreno propício para germinar, crescer e dar frutos!”
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler