Reflexão do evangelho 12/05/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 12 de maio (Jo 16,12-15): «Sem o Espírito, nada entendemos»
Disse Jesus aos seus Discípulos: «Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar».
 
COMENTÁRIO: «Quando ele vier, o Espírito da Verdade vos guiará em toda a verdade»! O Espírito Santo é quem leva à plena compreensão da verdade revelada por Cristo. Com efeito, como ensina o Concílio Vaticano II, o Senhor “com o envio do Espírito da verdade, completa totalmente e confirma com o testemunho divino a revelação” (Dei Verbum, nº 4). Jesus Cristo revela aqui alguns aspectos do mistério da Santíssima Trindade. Ensina a igualdade de natureza das três Pessoas divinas ao dizer que tudo o que tem o Pai é do Filho, que tudo o que tem o Filho é do Pai (Jo 17,10) e que o Espírito Santo possui, também, aquilo que é comum ao Pai e ao Filho, isso é, a essência divina. Ação própria do Espírito Santo será glorificar Cristo, recordando e esclarecendo aos discípulos o que o Mestre lhes ensinou. Os homens, ao reconhecerem o Pai através do Filho movidos pelo Espírito, glorificam Cristo; e glorificar Cristo é o mesmo que dar glória a Deus (Jo 17,1.3-5.10). Sem a presença do Espírito Santo não temos compreensão da verdade plena. Foi o que aconteceu com Pilatos? Ele fez a Jesus uma pergunta que seria de vital importância para sua vida, mas não esperou pela resposta: “Quid est veritas – O que é a verdade?” (Jo 18,38.) Tal como Pilatos, muita gente deste século não crê mais em uma Verdade absoluta, relativizam tudo: Cada um tem “a sua própria verdade”.
Tenho procurado “viver no Espírito”? Invoco o Espírito Santo no início de cada dia, ao começar cada tarefa? Conto com a luz divina para educar os filhos, aconselhar os alunos, realizar minhas atividades, atender meus pacientes, fazer minhas escolhas pessoais e familiares?
 
Orai sem cessar: “Enviai o vosso Espírito, Senhor e renovai a face da terra!”
Santos Nereu, Aquiles e Pancário, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler