Memória de Santa Luzia, Virgem e Mártir
O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.
Evangelho de hoje, 13 de dezembro (Mt 11,16-19): “A insatisfação humana”
Disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É como os meninos sentados nas praças, que se interpelam uns aos outros, dizendo: “Tocamos flauta e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes”. Veio João Batista, que não comia nem bebia, e dizem que tinha o demônio com ele. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: “É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores”. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».
COMENTÁRIO: Ao celebrarmos hoje a memória de Santa Luzia, virgem e mártir, a Igreja nos dá a alegria de contemplar uma das imagens vivas da perfeita integridade que a une com o seu Esposo divino. Dentre as tantas coisas que poderíamos aprender da casta Luzia em seu martírio, destacam-se as suas palavras ao juiz que queria lançá-la a um prostíbulo: “Não existe pecado quando a alma não consente”. Dessa forma, a derrota dos seus algozes estava declarada, do mesmo modo que a luminosidade e a pureza da sua alma manifestadas. Conhecida como “protetora dos olhos”, peçamos hoje a Santa Luzia que, num mundo onde reinam a vaidade, a sensualidade e a nudez, nossos olhos que são janelas da nossa alma estejam sob sua proteção e sejam iluminados pela luz de Cristo, não consentindo jamais se, por infelicidade, avistarem ofensas à santa pureza. Santa Luzia, rogai por nós! Pe. Paulo Ricardo dez2016
Advento é tempo de oração e penitência; tempo de espera e de esperança, tempo de estarmos alertas e vigilantes para acolher o Senhor que vem!
Santa Luzia, virgem e mártir, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos seus Ungidos!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏