Festa de São Matias, Apóstolo
São Matias, Apóstolo, foi eleito logo após a Ascensão do Senhor com o fim de substituir Judas no colégio apostólico e constituir, assim, uma das doze colunas sobre as quais Jesus quis fundar a Igreja, novo Israel.
Evangelho de hoje, 14 de maio (Jo 15,9-17): «Eis o meu mandamento: amai-vos uns aos outros»
Disse Jesus aos discípulos: «Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor». Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai». Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros».
COMENTÁRIO: «Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!» Que abençoados e felizes são os que amam a Deus e praticam o que o próprio Senhor diz no Evangelho: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, e amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mt 22,37-39). Amemos, portanto, a Deus e adoremo-Lo com um coração e um espírito puros. Em seguida, amemos o nosso próximo como a nós mesmos. E se alguém não quiser ou não puder amar o seu próximo como a si mesmo, que ao menos não lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhe faça bem. Os que foram investidos do poder de julgar os outros, que exerçam o seu cargo de juízes com misericórdia, como se eles próprios quisessem obter a misericórdia do Senhor (Lc 6,37). Tenhamos, pois, caridade e humildade: demos esmolas, porque elas lavam a alma das manchas dos seus pecados. Com efeito, tudo o que os homens deixam ao partir deste mundo está para eles perdido para sempre; mas levarão consigo o prêmio da caridade e das esmolas que tiverem dado e receberão por elas, de Deus, a recompensa e uma justa retribuição. Sobre todos aqueles que assim agirem e perseverarem até ao fim, o Espírito do Senhor repousará (Is 11,2) e fará neles sua habitação e sua morada (Jo 14,23), e eles serão filhos do Pai Celeste (Mt 5,45), pois fazem as suas obras; e serão esposos, irmãos e mães de nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 12,50). Como é glorioso, santo e grande ter um Pai no Céu! Como é santo e humilde, tranquilizador e suave, amável e desejável acima de tudo, ter um tal Irmão e um tal Filho, que deu a vida pelas suas ovelhas (Jo 10,15), e pediu ao Pai por nós dizendo: «Pai santo, guarda em teu nome os que Me deste; Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Me confiaste, para que contemplem a minha glória, no teu reino» (Jo 17,6-24) – [São Francisco de Assis]
Orai sem cessar: “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.” (Is 42,1)
Que São Matias e, com ele, todos os demais Apóstolos intercedam por nós de seus tronos no Céu e protejam, hoje e sempre, a Igreja que Cristo fundou sobre eles!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏