Reflexão do Evangelho 14/08/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 14 de agosto (Lc 12,49-53): «O amor ardente de Deus pelos homens!»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Fogo Eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo Eu devo receber, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Pensais que Eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, Eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra».

COMENTÁRIO: «Fogo eu vim lançar sobre a terra». No Evangelho de hoje, Jesus nos descreve a sua missão de uma maneira abrasada e um tanto enigmática. “Eu vim para lançar fogo sobre a terra”, disse o Senhor, e ainda: “Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra”. Jesus anseia, tem pressa! E por quê? Porque nos ama e quer o nosso amor, quer a nossa salvação! De fato, será depois do batismo de Sua Paixão que o fogo do amor de Deus, o Espírito Santo, será ateado nos corações que creem, a fim de que, como o ouro é purgado no fogo, sejam eles purificados de todo pecado e imperfeição. Porém, o efeito dessa transformação salvífica é dramático e inevitável, como acrescentou o Senhor: “Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão”. Pois a paz que o Cristo nos trouxe é da comunhão com Deus, a qual provoca inevitavelmente o rompimento com o mundo e com os que rejeitam o Senhor, o que não significa abandonar aqueles em quem ainda esperamos ver o fogo de Deus incendido. Por isso, lembremo-nos: o Senhor tem pressa! Tenhamos também nós a pressa de sermos totalmente consumidos pelo Amor de Deus e o desejo ardente de levar aos outros o mesmo Amor que recebemos.

Orai sem cessar: “Parecia um fogo a queimar-me por dentro…” (Jr 20,9).
São Maximiliano Maria Kolbe, rogai pelas nossas famílias, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler