Reflexão do Evangelho 14/09/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Festa da Exaltação da Santa Cruz✝️
“Vemos na Cruz duas realidades contrastantes. De um lado, o crime nefando do deicídio; de outro, a caridade infinita com que o Pai, entregando-nos o seu Filho unigênito, quis libertar-nos do pecado. E é este último mistério o que veneramos hoje.”

Evangelho de hoje, 14 de setembro (Jo 3,13-17): «A Cruz, árvore de vida!»
Disse Jesus a Nicodemos: «Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna. De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele».

COMENTÁRIO: Celebramos hoje a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Ainda há pessoas que contemplam a Cruz e apenas veem naquele madeiro um cruel instrumento de tortura: seu olhar se detém no sofrimento. E, com isso, perdem a oportunidade de contemplar o Amor. Um amor sem limites, amor que abraça a morte para nos salvar. O próprio Jesus ensinou: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”. Jesus pratica o que ensina. Por isso subirá o Calvário e morrerá na Cruz. Muitos perguntam: Deus não poderia ter encontrado diferente meio de nos salvar? Precisava ser a Cruz, um “método” tão doloroso? E tendo como vítima propiciatória logo o seu único Filho? Na verdade, Deus queria mostrar a que extremo seu Amor por nós pode chegar, e essa “entrega” do Filho único à morte tem um objetivo bem definido: “para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Devemos pensar como o apóstolo Paulo: Cristo “me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20b). E quem ama está disposto a tudo! Contemplando a Jesus Crucificado, que deu a vida por nós, os santos, os mártires e os missionários “descobriram” que eles também eram capazes de dar a vida por seus irmãos. E nós?

Leia a Bíblia: “E quando Eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim!” (Jo 12,32)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler