Reflexão do Evangelho 15/09/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Memória de Nossa Senhora das Dores
É impossível não sentir profunda emoção ao contemplar alguma expressiva imagem da Mater Dolorosa e meditar estas palavras do Profeta Jeremias, que a piedade católica aplica à Mãe de Deus: “Ó vós todos que passais pelo caminho, parai e vede se há dor semelhante à minha dor” (Lm 1, 12).

Evangelho de hoje, 15 de setembro: João 19,25-27: «Eis a tua Mãe!»
Naquele tempo, perto da cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

COMENTÁRIO: Celebramos hoje a Memória de Nossa Senhora, a Virgem das Dores! Vendo que sua vida chegava ao fim, Jesus deixa seu maior tesouro, Maria, sob os cuidados do discípulo amado. “Eis a tua mãe!” A “paixão” de Maria se concentra na cena em que ela está de pé junto à Cruz de seu Filho. Sabemos, porém, que Maria, durante toda a sua vida, com seu coração de mãe, conheceu e experimentou o sofrimento ao ver seu Filho rejeitado pelos adversários e por alguns dos seus seguidores. Por isso relembramos os principais momentos dolorosos de Maria, suas Sete Dores: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus, o caminho para o Calvário, a crucificação, a deposição da Cruz e o sepultamento de Jesus, seu amadíssimo Filho. Existe dor maior? Qual é a sua dor hoje? Compara-se com a dor da Mãe de Jesus? Quem louva a Mãe, honra seu Filho. Estranho é alguém imaginar que nosso amor pela Mãe pudesse desagradar ao Filho… No dia de Nossa Senhora das Dores, a Virgem fiel e o discípulo amado nos ensinam a verdadeira prova de amor a Jesus: permanecer junto à Cruz! Ó doce Coração de Maria, sede a nossa salvação!

Leia a Bíblia: “Eis que este Menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel… E uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2,34-35).
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós sofredores, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler