Reflexão do Evangelho 15/10/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 15 de outubro de 2021 (Lc 12,1-7): “O fermento dos fariseus”
A multidão afluía aos milhares, a ponto de se atropelarem uns aos outros. E Jesus começou a dizer, em primeiro lugar para os seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha a conhecer-se. Por isso, tudo o que tiverdes dito às escuras será ouvido à luz do dia e o que tiverdes dito aos ouvidos, nos aposentos interiores, será proclamado sobre os telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não temais os que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. Sim, Eu vos digo, a esse é que deveis temer. Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? Contudo, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Valeis mais do que todos os passarinhos».
 
COMENTÁRIO: Hoje, o Senhor nos adverte contra o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia, e acrescenta: “Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado”. Ainda que aparentemente misteriosas, as palavras de Jesus são muito práticas e de fundamental importância para a nossa vida espiritual. Ora, lembremo-nos que a hipocrisia consiste numa, digamos, ‘vida dupla’, onde a verdade da pessoa fica escondida, enquanto o que aparece diante dos outros é uma máscara. E, sejamos sinceros, não estamos nós frequentemente preocupados com o que os outros pensam, ou pensarão, a nosso respeito? O motivo desse tipo de comportamento é ensinado pelo próprio Senhor: “não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso”. O temor dos homens, eis o motivo… e que inútil! Também chamado de respeito humano, tal temor é um dos males que mais fazem as pessoas se perderem, porque não hesitam ofender a Deus para agradar aos homens, já que os temem mais que a Deus. O Senhor continua: “Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei”. Eis aí o Temor de Deus, princípio do saber (Pr 9, 10; Sl 110, 10) e da salvação! Sim, Deus deve ser temido, porém, não como a um patrão cruel; devemos temê-Lo como a um Pai amorosíssimo e majestoso, como ao Amado, a quem não queremos ofender. Por isso, não nos deixemos iludir: não há nada de escondido, que não venha a ser revelado no juízo final. Se olhamos para os nossos relacionamentos cotidianos, vemos o quanto essas palavras devem ser levadas a sério, pois nos permitimos pensamentos e julgamentos que em nada são caridosos para com os outros. Por isso, na prática, devemos fazer o que todos os santos fizeram: viver tudo na presença de Deus, até os mínimos pensamentos, por amor a Ele.
 
Festejando hoje a bem-aventurada Teresa de Jesus, Virgem e Doutor da Igreja, alimentemo-nos com o pão da sua doutrina espiritual e nos inspiremos no exemplo de sua piedade e grande íntima amizade com Jesus.
Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, por todos os Professores e pelo fim da Pandemia!
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler