Reflexão do Evangelho 17/01/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 17 de janeiro (Mc 3,1-6): “A cura do homem da mão ressequida”
Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: «Levanta-te! Vem para o meio!» E perguntou-lhes: «Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?» Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: «Estende a mão!» Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.

COMENTÁRIO: «Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?». Os fariseus eram os dirigentes espirituais do judaísmo e os herodianos os partidários do regime de Herodes, com o qual tinham prosperado política e economicamente. Opunham-se uns aos outros e não conviviam, mas juntos vão fazer causa comum contra Jesus (nada mudou!). Os fariseus tentam fazê-Lo desaparecer porque O consideram como um perigoso inovador. A ocasião mais imediata pode ser a que tinha perdoado os pecados (Mc 2) e agora, interpretado com toda a autoridade o preceito do sábado. Querem também acabar com Jesus porque consideram que Ele, com o Seu proceder, os desprestigiou ao curar o homem que tinha a mão seca. Os herodianos, por seu lado, desprezavam o tom sobrenatural e escatológico (coisas que podem acontecer no futuro) da mensagem de Cristo, já que eles esperavam um Messias meramente político e temporal. Não sejamos iguais. Jesus continua desafiando o mundo de hoje, a fim de nos curar e tirar a nossa cegueira espiritual, que muitas vezes é a nossa falta de caridade, é a nossa impotência diante do pecado, é a nossa indiferença, egoísmo, o medo, indecisão, incredulidade, enfim, tudo o que nos torna defeituosos e longe de Jesus. Coragem! Apresenta o teu defeito a Jesus, revela a tua dificuldade, abre a tua boca, confessa o teu pecado e Ele te curará e libertará!

Reflexão: “Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo!” (Mt 4,23)
Santo Antão, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler