Reflexão do Evangelho 17/02/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Sábado depois das Cinzas!

Evangelho de hoje, 17 de fevereiro (Lc 5,27-32): «Não foram os justos que Eu vim chamar ao arrependimento, mas os pecadores»
Jesus viu um publicano chamado Levi sentado no posto de cobrança e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-Lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?». Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os sadios que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, para que se arrependam».

COMENTÁRIO: «Segue-Me!» O tempo da Quaresma recorda os quarenta anos que Israel passou no deserto, quando estava a caminho da Terra Prometida. Durante este período, o povo aprendeu o que significava viver numa tenda, sem morada fixa, em total ausência de segurança. Muitas vezes, foi tentado a voltar ao Egito: lá, pelo menos, estava certo de ter que comer, mesmo que fosse um alimento de escravos. Na precariedade do deserto, é o próprio Deus quem fornece a água e o alimento ao seu povo e quem o protege de todos os perigos. Assim, a experiência da total dependência em relação a Deus se transforma para os hebreus em caminho para se libertarem da escravidão e da idolatria dos bens materiais. O tempo da Quaresma pretende ajudar os crentes a reviver, num esforço de purificação pessoal, esse itinerário espiritual, tomando consciência da pobreza e da precariedade da existência, descobrindo a intervenção providencial do Senhor, que nos convida a abrir os olhos para as necessidades dos nossos irmãos mais necessitados. É mostrando-se abertos e generosos que os cristãos podem servir, de forma comunitária ou individual, a Cristo presente no pobre e testemunha do amor do Pai. Cristo nos precede neste caminho. A sua presença é uma força e um encorajamento, que nos torna livres e faz de nós testemunhas do seu amor (São João Paulo II, Papa).

Reflexão: «Podes ser salvo, se é isso que tu queres. Só tens de te pôr nas mãos do médico, e ele abrirá os olhos da tua alma e do teu coração…» (São Teófilo de Antioquia)
Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler