Reflexão do Evangelho 18/06/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 18 de junho (Mt 9,36-38.10,1-8): “A messe é grande e poucos os operários”
Jesus, ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».

COMENTÁRIO: Os bispos, sucessores dos Apóstolos! É pelo ministério dos bispos, sucessores dos Apóstolos, que a Igreja se mantém indefectivelmente fiel às palavras do seu divino Fundador. Jesus Cristo quis que a sua Igreja, sacramento universal de salvação e verdadeira sociedade hierárquica, perdurasse ao longo da história até o Fim dos Tempos. Por essa razão, escolheu doze dentre os seus discípulos para estarem com Ele e testemunharem diante dos homens o fato da Ressurreição. No entanto, com a morte dos Apóstolos, a fim de que se perpetuasse a fidelidade ao Evangelho, era necessário que as novas gerações cristãs, que não viram a Cristo diretamente, se mantivessem sempre fiéis à fé e à doutrina apostólica. Foi por isso que os Apóstolos, por ordenação divina, deixaram sucessores encarregados de transmitir e resguardar o sagrado depósito que o Senhor lhes tinha confiado. Trata-se dos bispos, que sucedem os Apóstolos, antes de tudo, na vida e na entrega à Igreja, ou seja, deixando tudo o que têm para seguir a Cristo (Mc 10, 21); sucedem-nos, em segundo lugar, quanto ao poder de ensinar, reger e santificar os membros do Corpo de Cristo, alimentando-os com a doutrina e os sacramentos e conduzindo-os ao Reino celeste que está à nossa espera. Fazem-no, porém, com autoridade recebida de Cristo, isto é, como administradores bons e fiéis, cuja missão é cuidar de uma Igreja e de almas que são propriedade do Senhor.

Querido Deus, dai-nos santos Pastores!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler