Reflexão do EVangelho 20/02/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 20 de fevereiro (Lc 5,27-32): «Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores»
Jesus viu um publicano chamado Levi sentado no posto de cobrança e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-Lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?». Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os sadios que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, para que se arrependam».
 
COMENTÁRIO: A figura do apóstolo e evangelista Mateus é muito representativa daqueles que podemos chegar a pensar que por causa do nosso historial, ou pelos pecados pessoais ou por situações complicadas, é difícil que o Senhor repare em nós para colaborarmos com Ele. Pois bem, Jesus, para nos tirar de toda a dúvida põe-nos como primeiro evangelista um cobrador de impostos, Levi, a quem diz sem rodeios: «Segue-me»! Fez, com ele exatamente o contrário daquilo que a mentalidade “prudente” poderia esperar. Hoje procuramos ser “politicamente corretos”. Levi, pelo contrário, vinha de um mundo que tinha repulsa pelos seus compatriotas, pois consideravam-no, apenas por ele ser publicano, colaboracionista dos romanos e possivelmente fraudulento com as “comissões”, o que afogava os pobres ao cobrar-lhes os impostos, enfim, um pecador público. Aos que se consideravam perfeitos não se lhes passava pela cabeça que Jesus não apenas os chamaria a segui-lo, nem muito menos apenas a sentarem-se à mesma mesa. Mas com esta atitude, ao escolhe-lo, Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz que é mais deste tipo de gente de quem gosta de se servir para estender o seu Reino; escolheu os malvados, os pecadores, e os que não se consideram justos: «Para confundir os fortes, escolheu os que são débeis aos olhos do mundo» (1Cor 1,27). São estes os que necessitam de médico e, sobretudo, são eles os que compreenderão que os outros o necessitam. Devemos, pois, evitar pensar que Deus quer expedientes limpos e imaculados para O servir. Este expediente apenas o preparou para a Nossa Mãe. Mas para nós, sujeitos da salvação de Deus e protagonistas da Quaresma, Deus quer um coração contrito e humilhado. Precisamente, «Deus escolheu-te débil para te dar o seu próprio poder» (Sto. Agostinho). Esse é o tipo de gente que, como diz o salmista, Deus não menospreza!
 
Orai sem cessar: «Por minha vida, diz o Senhor Deus, Eu não quero a morte do ímpio, mas que se converta e viva!» (Ez 33,11)
Santos Francisco e Jacinta Marto, videntes de Fátima rogai por nós e pelo fim da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler

LOJA VIRTUAL

(Clique na imagem para acessar)

fechar
Comece a digitar para ver as postagens que está procurando.
Voltar Ao Topo