Reflexão do Evangelho 19/02/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 19 de fevereiro (Mt 9,14-15): “A necessidade do jejum”
Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: «Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão».
 
COMENTÁRIO: «Dias virão em que […] jejuarão». Deus, que tudo governa com a sua sabedoria, conduzindo ao seu termo, de maneira excelente e avisada, as estações e os anos, também nos fez conhecer o seguinte: são estes os dias da salvação, os dias proveitosos às almas. E graças sejam dadas Àquele que nos revelou estes dias e nos julgou dignos de aqui chegar. Por isso, devemos levar em todo o tempo uma vida santa e pura, observando todos os mandamentos divinos, mas em especial neste momento. Uma vez, pois, que este é o tempo da purificação, purifiquemo-nos! Uma vez que é o tempo da abstinência, abstenhamo-nos, e não apenas de alimentos, pois isso não basta, abstenhamo-nos de invejar a boa reputação do nosso irmão, de nos irarmos e nos irritarmos contra o nosso próximo, de não impormos freio à nossa língua, deixando-a correr como quer – pelo contrário, que ela estabeleça limites para si própria, que não falemos demasiado nem em qualquer circunstância, e só de assuntos que sejam convenientes; que o nosso olhar se guarde de olhares impudicos e que os nossos ouvidos estejam fechados, abrindo-se apenas para ouvir o que é agradável a Deus e o que Ele ama. Sim, eu vos exorto a que façais de vós mesmos um instrumento, uma harpa agradável do Espírito Santo. Mantende a paz entre vós. A venerável quaresma é fatigante para o corpo, é certo, mas não cedais, fazendo fletir a vossa coragem! Tende um pouco de paciência e, como sempre acontece, deixareis de lhe sentir o peso! (São Teodoro Estudita, monge de Constantinopla).
 
“O mérito dos nossos jejuns não consiste apenas na abstinência dos alimentos; de nada serve tirar do corpo a sua nutrição se a alma não se afasta da iniquidade e se a língua não deixa de falar mal!”
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler

LOJA VIRTUAL

(Clique na imagem para acessar)

fechar
Comece a digitar para ver as postagens que está procurando.
Voltar Ao Topo