Reflexão do Evangelho 21/04/2025

Segunda-feira da oitava da Páscoa: «A alegria da Ressurreição»

Evangelho de hoje, 21 de abril (Mt 28,8-15): “Alegrai-vos! Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.
As mulheres saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: «Alegrai-vos!». Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: «Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão». Quando foram embora, alguns da guarda entraram na cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes o que tinha acontecido. Reunidos com os anciãos, deliberaram dar bastante dinheiro aos soldados; e instruíram-nos: «Contai o seguinte: ‘Durante a noite vieram os discípulos Dele e o roubaram, enquanto estávamos dormindo’. E se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o tranquilizaremos, para que não vos castigue». Eles aceitaram o dinheiro e fizeram como lhes fora instruído. E essa versão ficou divulgada entre os judeus, até o presente dia.

COMENTÁRIO: “Alegrai-vos e não tenhais medo!” Tão logo ouviram do anjo que Jesus havia ressuscitado e esperava pelos discípulos na Galileia, Madalena e a outra Maria abandonaram prontamente o sepulcro vazio e correram a dar a notícia ao grupo dos seguidores. É verdade que alimentavam sentimentos contraditórios, divididas entre alegria e temor. Mas obedeceram. A alegria é o sinal que o cristão dá ao mundo da sua fé e esperança na ressurreição de Jesus. As mulheres estavam com medo, por causa da sua limitação humana, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos seus amigos. Hoje como antes, a ressurreição de Jesus Cristo nos interpela e nos põe diante de uma decisão inevitável: crer ou não crer. Aquele que crê, aposta sua vida em Jesus e ultrapassa um limiar que o projeta em uma vida luminosa. Aquele que recusa o ato de fé, ao contrário, rejeita a salvação trazida por Jesus Cristo e, envolvido pelas trevas da descrença, esconde-se no seu medo. Quando estamos temerosos diante das coisas que ainda não entendemos, Jesus vem, também, ao nosso encontro nos animar e encorajar: “Alegrai-vos, não tenhais medo!” Tudo na vida passa e todas as dificuldades nós poderemos suportar em vista da alegria de se ter uma vida interior renovada pela presença do Ressuscitado. Alegremo-nos: Jesus ressuscitou e está vivo no meio de nós, vitorioso para nos fazer também vencedores!

Orai sem cessar: “Jesus ressuscitou, aleluia! Verdadeiramente ressuscitou, aleluia!”
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler